Search
[adsforwp-group id="156022"]
Eventos Culturais

Noite do Centro Histórico em Rio Grande terá apoio da Ecosul

A 4ª edição do evento no centro de Rio Grande marca a retomada e a reconstrução da região após as enchentes do mês de maio
Noite do Centro Histórico em Rio Grande terá apoio da Ecosul. Foto: Divulgação/Ecosul
Noite do Centro Histórico em Rio Grande terá apoio da Ecosul. Foto: Divulgação/Ecosul

A Ecosul confirmou nesta semana que irá co-patrocinar à quarta edição do evento Noite do Centro Histórico, que ocorrerá nos dias 6 e 7 de setembro, na cidade do Rio Grande. O apoio da concessionária ao projeto, que se dá através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, reafirma o compromisso da empresa com a valorização da cultura e do patrimônio histórico do Rio Grande do Sul. Ao mesmo tempo, a iniciativa marcará a retomada e a reconstrução do Centro Histórico do Rio Grande, duramente afetado pelas enchentes de maio e junho deste ano. O acesso às atividades é gratuito.

 

O Noite do Centro Histórico é uma imersão cultural, histórica e patrimonial que oferece ao público a oportunidade de usufruir de museus e espaços culturais em um dos mais importantes centros históricos do Estado. Este ano, a edição do evento terá como tema “A Força do Povo Gaúcho” e irá proporcionar acesso democrático aos prédios históricos e museus. O evento tem como objetivo ressaltar o valor do centro histórico como um espaço de convivência e lazer, destacando seus atributos turísticos.

Normalmente realizada em maio, a programação foi transferida para setembro em razão das enchentes. Agora, além de ter papel crucial na reconstrução de um dos seus principais pontos históricos, a Noite do Centro Histórico promete ser uma celebração do passado, presente e futuro do patrimônio gaúcho, com atividades que vão envolver toda a comunidade em um momento de reflexão e valorização da cultura regional.

Segundo o Coordenador de Sustentabilidade da Ecosul, Alexandre Izquierdo, a Ecosul está contente em colaborar com um projeto que valoriza o legado do Rio Grande do Sul através do patrimônio histórico e de museus. “Nosso apoio é um reconhecimento à importância de preservar e revitalizar esses espaços, fundamentais para a identidade cultural da nossa comunidade”, pontua.

A iniciativa, realizada pelo Ministério da Cultura e Makki Produções, tem patrocínio da CMPC e da Havan, co-patrocínio da Ecosul, além de contar com o apoio de outras entidades e órgãos, incluindo Prefeitura do Rio Grande, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Rede Buffon, CDL Rio Grande, Connexion Export, Supermercados Guanabara, Movimento Tradicionalista Gaúcho e SESC. O planejamento cultural e a produção são da produtora Um Cultural. Confira a programação completa no Instagram do evento no perfil oficial do evento.

Investimento Social

A Ecosul faz parte do grupo EcoRodovias, uma das maiores empresas de infraestrutura e logística do Brasil. Através de sua atuação, a empresa busca promover a sustentabilidade e o desenvolvimento socioeconômico na região onde opera. Nesse contexto, a EcoRodovias mantém uma Política de Investimento Social e busca impactar positivamente as comunidades por onde passam as rodovias de suas unidades. São diversos projetos e ações sociais voltados à capacitação profissional, educação no trânsito, saúde dos motoristas profissionais, enfrentamento à violência sexual de crianças e adolescentes, incentivo à cultura, aos esportes e à geração de renda, diversidade e inclusão, educação ambiental e proteção aos animais.

Tags: Ecosul, Noite do Centro Histórico, Rio Grande