O Ministério da Educação (MEC) subiu a nota mínima necessária para a obtenção de uma bolsa no Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece vagas em instituições particulares de ensino superior. Para garantir o benefício, o candidato deverá marcar pelo menos 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na média das cinco notas. Até então, a nota de corte era de 400 pontos. Além disso, é obrigatório conseguir nota diferente de zero na redação.
A mudança foi anunciada na portaria que regulamentará o processo seletivo no primeiro semestre de 2013, publicada no Diário Oficial da União, em Brasília. O processo de seleção do ProUni tem uma única etapa de inscrição, com duas chamadas para convocação dos candidatos pré-selecionados. O estudante poderá fazer até duas opções de curso e de instituição.
O candidato precisa ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou, em caso de unidade de ensino particular, na condição de bolsista integral. Podem candidatar-se às bolsas integrais estudantes com renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa. Já as bolsas parciais são destinadas a candidatos com renda familiar de até três salários mínimos por pessoa.
Professores da rede pública de ensino básico que concorrem às bolsas em cursos de licenciatura, normal superior ou de pedagogia estão dispensados de cumprir o critério de renda, desde que estejam em efetivo exercício e integrem o quadro permanente da escola.
Média superior
Para se inscrever no próximo processo seletivo é necessário ter participado do Enem de 2012, alcançado a média de 450 nas provas e não ter zerado a redação. Quem deseja concorrer a uma bolsa de estudo não pode perder o período de inscrições do ProUni 2013. Segundo o cronograma previsto será possível efetuar inscrição do ProUni deste ano entre os dias 12 e 17 deste mês. As inscrições acontecerão exclusivamente pela Internet, no site oficial do programa, disponível no endereço eletrônico http://prouniportal.mec.gov.br.(da Folhapress)
Entenda a Notícia
O Prouni 2013 seleciona candidatos para ingresso em instituições privadas de ensino superior. Acontecem dois processos de seleção por ano, sendo um em janeiro e outro em junho.