Search
[adsforwp-group id="156022"]

Nova pesquisa mostra que cerveja pode ajudar homens DESSE JEITO

Divulgação
Divulgação

Uma cerveja por dia pode manter sua flora intestinal saudável, sugere uma nova pesquisa.

Os pesquisadores relatam que 22 homens saudáveis ​​que beberam 330 ml  – de cerveja lager alcoólica ou não alcoólica diariamente por quatro semanas tiveram maior diversidade bacteriana em seu microbioma intestinal e melhores marcadores de saúde intestinal do que antes do início do estudo.

Além disso, uma única cerveja diária não parece aumentar o peso corporal, a massa gorda corporal ou outros marcadores metabólicos cardio-negativos, de acordo com o estudo publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry .

Seu microbioma intestinal é crucial para sua saúde , e pesquisas anteriores sugerem que um intestino diversificado geralmente é saudável, embora nem sempre.

“A diversidade em si não é necessariamente boa ou ruim”, disse o Dr. Vincent B. Young , professor do Departamento de Microbiologia e Imunologia da Michigan State University. “Tudo isso significa que você tem muitos tipos diferentes de micróbios lá. A diversidade aumenta as chances, talvez, de que você tenha micróbios ‘bons’ presentes, mas você pode ter uma microbiota diversificada que não tem uma função crítica. Essa é a coisa chave. Não é apenas o que está lá, mas o que eles estão fazendo.”

No entanto, pesquisadores disseram no passado que têm pelo menos alguma noção do que essas bactérias estão fazendo.

Em umestudo de 2015, os pesquisadores disseram ter observado um aumento na atividade da fosfatase alcalina fecal, cuja deficiência parece “aumentar o risco de doença por meio de alterações no microbioma, aumento da inflamação e permeabilidade intestinal, levando à inflamação sistêmica e potencialmente à sepse”

No entanto, pode ser difícil tirar conclusões firmes deste estudo devido ao seu tamanho e ao fato de que muito sobre o microbioma ainda é desconhecido.

“Nossa compreensão da população do microbioma no intestino é como ter um telescópio na lua e olhar para as pessoas na Terra e perguntar: ‘Qual é o papel de cada indivíduo em sua família em seu ambiente e sua personalidade?’ ” Dr. Ashkan Farhadi , gastroenterologista do MemorialCare Orange Coast Medical Center em Fountain Valley, Califórnia, disse à Healthline. “Nossa compreensão é tão grosseira.”

“Uma coisa que sabemos é que [beber cerveja] aumentou a diversidade, e sabemos que muitas doenças reduzem a diversidade”, acrescentou. “Vemos uma falta de proliferação e diversidade de germes em associação com muitas condições, sistêmicas e intestinais. Portanto, a diversidade, em geral, é tipicamente um bom sinal, mas não leio mais do que isso.”