Search
vacina

Nova vacina contra a dengue já está disponível na Rede de Farmácias São João

É a primeira vacina da dengue que pode ser aplicada em pessoas nunca infectadas pelo vírus
Design sem nome (3)

A segunda vacina contra a dengue, a receber o registro no Brasil, já está disponível na Rede de Farmácias São João. A nova vacina pode ser aplicada em pessoas que nunca foram infectadas, diferente da primeira que é apenas para pessoas que já tiveram contato com o vírus da dengue.

Oferecida exclusivamente na rede privada, a vacina Qdenga, do laboratório japonês Takeda Pharma, é indicada para crianças acima de 4 anos de idade, adolescentes e adultos até 60 anos de idade, independe de exposição anterior ao vírus. Num esquema de vacinação, também diferente da primeira vacina, a Qdenga é aplicada em duas doses com intervalo de três meses entre as aplicações.

Segundo o gerente de Serviços de Saúde da Rede São João, farmacêutico Roberto Canquerini, a nova vacina representa um avanço tecnológico e chega ao Brasil num momento em que o país vive uma emergência de saúde pública. Neste ano de 2023, mais de 1,3 milhão de casos de dengue já foram registrados, com 596 mortes confirmadas e 428 em investigação.

“A Qdenga é composta pelos quatro sorotipos diferentes do vírus da dengue, transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti. Nos estudos clínicos, mostrou ter uma eficácia geral de 80,2% na prevenção dos casos de dengue sintomática (12 meses após a vacinação). O imunizante também reduziu as hospitalizações em 90,4%”, destacou Canquerini.

Para fazer a vacina na Rede de Farmácias São João é possível realizar o agendamento da aplicação com a facilidade de lojas que funcionam também à noite e aos finais de semana. A Rede conta com mais de 1400 consultórios farmacêuticos, que ficam dentro das filiais, e mais de 3 mil farmacêuticos preparados para fornecer todas as orientações e esclarecer dúvidas da população sobre vacinas e teste de dengue.

Teste rápido de dengue nas farmácias

O teste oferecido na Rede de Farmácias São João é para a detecção dos quatro sorotipos do vírus da dengue, feito através da coleta de sangue da ponta do dedo, num exame duplo e simultâneo de anticorpos e antígeno, com resultado em 15 minutos.

O teste de antígeno (NS1) é indicado a partir do 1º dia do início dos sintomas da febre, até o 9º dia do início da infecção. Já o de anticorpo (IgM e IgG) deve ser feito a partir do 3º dia de exposição ao vírus ou do início dos sintomas.

Para conferir a filial mais próxima com os serviços de vacinação e teste rápido de dengue, basta acessar a aba: nossas Lojas, no painel Institucional do site www.saojoaofarmacias.com.br. No portal é possível pesquisar as filiais de cada cidade, os serviços disponíveis e o contato de WhatsApp das lojas.

Principais sintomas da dengue:

  • Febre alta;
  • Dores musculares intensas;
  • Dor ao movimentar os olhos;
  • Mal-estar;
  • Falta de apetite;
  • Dor de cabeça;
  • Manchas vermelhas no corpo.

    Sobre a São João

    A Rede de Farmácias São João é a 4ª maior do varejo farmacêutico do Brasil e a maior da região Sul (RS, SC e PR). Neste ano de 2023 atingiu a marca de mais de 1 mil filiais, em mais de 250 municípios, dois centros de Distribuição (Passo Fundo/RS e Gravataí/RS) e 18 mil e 500 colaboradores.

    Através do programa São Card, o cliente consegue programar as compras com economia e segurança parcelando em até 6 vezes pelo crediário próprio da São João.

    O atendimento conta com um aplicativo, o maior em número de lojas integradas na região Sul do Brasil, para oferecer mais comodidade através do uso do celular. No APP da São João, além de todos os produtos disponíveis na Rede, tem as opções de compre e retire na loja, receba em casa, ofertas exclusivas e como encontrar a filial mais próxima. Compras, promoções exclusivas e informações sobre produtos também estão disponíveis através do  www.saojoaofarmacias.com.br .