Search
[adsforwp-group id="156022"]
Previsão do Tempo

Novo ciclone se aproxima da costa brasileira: saiba por onde ele vai passar

Além de muita chuva, um ciclone extratropical pode provocar rajadas de vento
Imagem mostra a BR-116 no trecho de Camaquã em um dia de chuva
Foto: Valério Weege

Um novo ciclone extratropical está previsto para se formar no próximo fim de semana ao longo do litoral da Região Sul, nas proximidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui! 

A situação atual exigiu atenção especial devido à ocorrência de fortes chuvas, afetando principalmente as capitais Porto Alegre e Florianópolis.

Alegre, Serra Gaúcha e Litoral Norte do Rio Grande do Sul, assim como áreas do Sul e Leste de Santa Catarina, incluindo a serra catarinense e a Grande Florianópolis, podem receber volumes de chuva entre 100 mm e 150 mm.

Embora este ciclone não seja tão intenso quanto o ocorrido em meados de junho, é importante estar preparado para os possíveis impactos causados ​​por essas condições climáticas.

A posição e intensidade deste ciclone ainda não são previstos com detalhes, assim como o volume de chuva que poderá ser provocado. A população das regiões leste/nordeste do Rio Grande do Sul e sul e leste de Santa Catarina devem se preparar para enfrentar um final de semana com intensas precipitações pluviométricas.

A Climatempo meteorologia, informou que a expectativa é de que deve chover de 100 a 150 mm significa que em 48h teremos pelo menos 50% da média de chuva normal para julho nestas áreas.

Segundo o Inmet, as médias Climatológicas de precipitação considerando o período de 1991 a 2020 são: Porto Alegre: 163,5 mm, Torres: 121,8 mm, Bom Jesus: 128,4 mm, Caxias do Sul: 184,3 mm, Florianópolis: 100,8 mm, São Joaquim: 166,5 mm.

Além de muita chuva, um ciclone extratropical pode provocar rajadas de vento bastante intensas, dependendo de sua intensidade.

Tags: Brasil, Ciclone, Tempo