Search
Alerta

Novo golpe usa nome do Conclave para pedir pix para pagar marmitas de Cardeais

Criminosos estão aproveitando a comoção mundial em torno da escolha do novo Papa após o falecimento do Papa Francisco

Um novo golpe está explorando a comoção mundial em torno da escolha do novo Papa após o falecimento do Papa Francisco. Aproveitando o momento de comoção, criminosos estão pedindo transferências via Pix no valor de R$ 50,00, supostamente destinadas ao pagamento de “marmitas” para os Cardeais.

Novo golpe usa nome do Conclave para pedir pix para pagar marmitas de Cardeais
Novo golpe usa nome do Conclave para pedir pix para pagar marmitas de Cardeais. Foto: Reprodução

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

O golpe foi denunciado pelo perfil @printversos, que compartilhou uma mensagem fraudulenta enviada a uma vítima. No texto, os golpistas afirmam: “Oi, aqui é o Conclave. Precisamos de 50 no Pix para pagar as marmitas dos 113 cardeais. Faça parte dessa história e ajude a eleger o novo Papa. Segue o Pix para pagamento:”. O número de telefone utilizado está registrado no Distrito Federal, mas trata-se de uma falsa solicitação de transferência bancária.

Atenção: a Igreja Católica não pede doações via Pix

As autoridades e representantes da Igreja Católica reforçam que nenhuma solicitação de doação é feita por meio de mensagens ou transferências via Pix. Qualquer pedido semelhante deve ser considerado suspeito. Caso receba mensagens desse tipo, não realize transferências e denuncie imediatamente à polícia.

Especialistas em segurança digital alertam que golpes desse tipo costumam se intensificar em momentos de grande repercussão na mídia, como eventos religiosos, desastres naturais ou campanhas solidárias. Os criminosos se aproveitam da boa-fé e da emoção das pessoas para obter dinheiro de forma ilícita.

Como se proteger:

  • Desconfie de mensagens que pedem transferências bancárias, principalmente via Pix, em nome de instituições religiosas ou eventos de grande porte.
  • Sempre busque confirmar a veracidade da solicitação por canais oficiais.
  • Nunca compartilhe dados bancários ou pessoais com desconhecidos.
  • Em caso de dúvida, procure a polícia ou órgãos de defesa do consumidor.

 

Tags: Alerta, Golpe