A Polícia Civil gaúcha fez um alerta na tarde desta quinta-feira (30), para golpes sendo praticados no estado, utilizando o nome de Delegados e Agentes. O especialista em Ciências Criminais e diretor do DEIC, Delegado Sander Cajal, divulgou que a prática acontece via Whatsapp:
“Fiquem atentos, várias imagens de delegados e agentes são usadas para extorquir pessoas. Não caia no golpe, desconfie de mensagens por WhatsApp pedindo dinheiro. Denuncie!”, diz a postagem que serve como um alerta
Pelas suas redes sociais, o Delegado Rᴏᴅʀɪɢᴏ Bᴏᴢᴢᴇᴛᴛᴏ, informou que seu nome foi utilizado indevidamente, por pessoas com o intuito de aplicar golpes. A postagem foi a seguinte:
Também estão circulando e-mails falsos com nomes de delegados. A mensagem dando a entender que se trata de um boletim de ocorrência, vem assinada como nomes de delegados.
A vítima recebe uma mensagem contendo um boletim de ocorrência disponível para download, atendendo uma denúncia em seu email/cpf. No entanto o arquivo gerado é malicioso destinado a roubar informações do usuário.