Em 2016 o Centro de Geração de Renda, projeto mantido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social, iniciou seus cursos com 210 novos alunos em busca de aprendizado, qualificação profissional para o primeiro emprego ou até uma forma de incrementar a renda através de uma nova habilidade. A procura pelas vagas foi um sucesso, com todas as turmas lotadas e uma extensa lista de espera.
Além dos tradicionais cursos de Informática, Confeiteiro, Corte e Costura Sob Medida, Manicure, Cabeleireiro, Marceneiro e Culinária, foram oferecidas três novas capacitações: Alimentação Saudável, Bolsas e Acessórios e Horticultura. Os novos cursos têm em comum a promoção da sustentabilidade, tão necessária no mundo de hoje, em que as pessoas se voltam para o cuidado com o meio ambiente e consigo próprio. “É uma oportunidade de experimentar, de se conectar com o que é saudável e buscar tempo para aquilo que faz a nossa vida e de quem nos cerca ainda melhor”, afirma Leandro Decavatá Coordenador do Centro de Geração de Renda e Setor de Cursos.
A novidade vem agradando os participantes. No curso de Alimentação Saudável é possível ver os alunos atentos às explicações das instrutoras Agnes Weber e Silvia Laguna, sobre o reaproveitamento de alimentos e de como utilizar o melhor de suas combinações, no preparo de pratos deliciosos e muito saudáveis. “Aqui a gente aprende que o mais saudável não é o mais chique, mas o mais diversificado”, conta Cristiane Lopes, 26. Ela afirma que está gostando muito das aulas e pretende se aperfeiçoar ainda mais na cozinha.
Para Neli Krunt, participante do curso de Bolsas e Acessórios, o aprendizado tem sido muito válido. Mesmo sendo seu primeiro curso, ela já conhecia o trabalho do Centro de Geração de Renda através de sua filha formada no curso de Cabeleireiro e que hoje tem seu próprio salão na Santa Auta. “Gosto muito de costurar, mas gostei ainda mais de aprender coisas diferentes”. A instrutora Nóris Lopes ensina o aproveitamento dos retalhos de tecidos e de peças de roupa que não se usa mais para criar e inovar, resultando num trabalho único e original.
No curso de Horticultura, ministrado pelo instrutor Roberto Santos, o foco é despertar a vontade de que cada um possa cultivar na sua casa um canteiro de chás, temperos e verduras, tudo fresquinho e livre de agrotóxicos. A cada aula os alunos, integrantes do Projeto Renovação da SMTDS, aprendem o passo a passo através do preparo da terra, adubação correta, rega e plantio. “Muito bom poder aprender”, elogia Licia Mara Medeiros, dona de casa que pretende aplicar o que está vivenciando no curso. A colega Ângela Pogorzelski concorda: “O grupo é muito unido e o instrutor muito bom. Eu já tenho um canteiro em casa com chás e temperos”, explica contente.