Search
[adsforwp-group id="156022"]

“Nunca tivemos risco de desabastecimento”, garante engenheiro da AUD

img_14870_foto_1.jpg

O programa Primeira Hora, transmitido na manhã desta quinta-feira (15), recebeu o engenheiro agrônomo da Associação dos Usuários do Perímetro de Irrigação do Arroio Duro (AUD), Everton Fonseca. O gestor tranquilizou a população camaquense, em relação ao nível de acumulação da Barragem do Arroio Duro, que atualmente é de 29%.

Apesar dos prejuízos causados na agricultura, Fonseca destacou que a estiagem não impactou no consumo de água da população: “Nunca tivemos risco de desabastecimento”, afirmou. De acordo com ele, o consumo da cidade é insignificante em relação à produção das lavouras e, além disso, a prioridade é o abastecimento público.

Na entrevista, Fonseca ainda exaltou a atuação da associação, em um período de ausência de chuvas: “Se não houvesse uma entidade como a AUD o problema seria muito maior”. O engenheiro destacou que, levando em conta os meses de novembro, dezembro, janeiro e os dez primeiros dias de fevereiro, foram apenas 84 milímetros, quando deveria chover mais de 400 milímetros.

Para finalizar, o gestor mencionou que as chuvas do último final de semana amenizaram os problemas na agricultura, mas que não podem reparar as perdas já causadas no município: “O agricultor teve um prejuízo astronômico, a safrinha de feijão, por exemplo, não existiu em Camaquã”, esclareceu. Confira a entrevista na íntegra: