Search
[adsforwp-group id="156022"]

Nutricionista alerta para os cuidados com a alimentação na praia

Foto: Ilustração | Pixabay
Foto: Ilustração | Pixabay

Mais de 7 mil quilômetros de litoral combinados com o clima tropical, férias escolares e folgas no trabalho. É não tem jeito. Nesses meses mais quentes do ano o destino do brasileiro é mesmo a praia.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui! 

Mas como cuidar da alimentação sem deixar de relaxar e aproveitar o calor? A resposta para essa pergunta deixa jornalista Gabriela da Mata em dúvida, na hora de curtir uma praia:

” Quando eu estou na praia, chuto um pouquinho o balde, tomo minha cervejinha, como meu peixinho, meu camarão. Não deixo de de aproveitar. Mas tento fazer um equilíbrio, né?”

De acordo com a professora de nutrição da Universidade Mackenzie, Márcia Nassif, a atenção principal que deve ser dada aos alimentos consumidos na praia é a higiene. Principalmente frituras como coxinha, camarão, peixe, eles podem estragar no calor se não estiverem armazenados de forma adequada., nem tiverem sido fritos na hora:

“Por conta do calor a gente pode ter um um aumento de casos de intoxicação alimentar já que esses micro-organismos podem se multiplicar. O ideal, é claro né, que eles ficassem refrigerados ou dependendo do alimento quando a gente aquece muito a gente consegue eliminar os microrganismos.”

Se o vendedor estiver de luva e álcool gel é sinal de que ele toma cuidado com a higiene. Outra dica da doutora em nutrição é preferir os alimentos naturais. Milho verde por exemplo desde que não tenha muito sal nem manteiga. Para beber, o adequado é água mineral ou água de coco. Que tem potássio que e minerais importantes para hidratação. Segundo Márcia Nassif em relação as bebidas alcoólicas é bom evitar, pois elas ajudam a desidratar:

“Outra coisa que é muito comercializada são os sorvetes por conta do calor. Se o indivíduo puder escolher por picolés de fruta que são opções que são mais refrescantes e que tem um valor calórico melhor do que aquele picolé de chocolate ou de brigadeiro.”

Segundo a nutricionista, o jeito é levar o próprio lanche em um recipiente adequado, suco natural e é possível beliscar de vez em quando umas castanhas de caju ou batatas fritas, mas o ideal são as opções mais saudáveis para não estragar os planos e curtir o sol e a praia com tranquilidade.