Após uma longa espera, a Nvidia finalmente anunciou suas placas gráficas de última geração, com dois lançamentos: a Nvidia RTX 4090 e a Nvidia RTX 4080.
As GPUs mais recentes vêm com uma nova arquitetura, também conhecida como Ada Lovelace , e apresentam novos recursos como DLSS 3 e ray tracing de 3ª geração .
Mas com um novo lote de GPUs, questiona se a última geração ainda vale a pena comprar. Se você estiver interessado em ver como o carro-chefe deste ano se compara à Nvidia RTX 3090 , continue lendo, pois vamos detalhar as especificações e reivindicações de desempenho.
Preço
A Nvidia RTX 3090 foi lançada em setembro de 2020 com um preço inicial de £ 1399/$ 1499. Como está disponível há dois anos, agora pode ser encontrado em sites de terceiros, como Overclockers e eBay, por menos de £ 1.000.
A RTX 4090 estará disponível para compra a partir de 12 de outubro de 2022. O preço inicial desta GPU será de £ 1679/$ 1599, tornando-a a opção mais cara das duas.
Especificações
A Nvidia RTX 3090 usa a arquitetura Ampere , que desde então foi adquirida pela Lovelace. O Ampere usa o processo de 8nm da Samsung, com o RTX 3090 chegando com 10.496 CUDA Cores . Ele também inclui a memória de vídeo GDDR6X de 24 GB da Micron.
Também requer um adaptador de alimentação PCle de 12 pinos, com a GPU apresentando um consumo de energia de 350 W.
A Nvidia RTX 4090 vem em apenas uma configuração – ao contrário da Nvidia RTX 4080 – e tem uma contagem de CUDA Core de 16.384. Podemos ver que ele possui muito mais núcleos do que seu antecessor.

Ele é construído sobre a arquitetura Lovelace, que apresenta o nó de processo de 4 nm da TSMC. A Nvidia foi capaz de incluir 76 bilhões de transistores na GPU, o que é muito mais do que os 26 bilhões do Ampere. Geralmente, mais transistores resultam em desempenho mais rápido, pois os dados podem ser processados e transferidos em uma taxa mais rápida.
A RTX 4090 vem com uma enorme quantidade de memória de 24 GB GDDR6X, colocando-a no mesmo nível da RTX 3090. Isso torna ambas as placas gráficas uma ótima opção se você deseja muita e muita memória.
No entanto, o RTX 4090 requer ainda mais potência que seu antecessor, com 450W. Este é um dos maiores requisitos para GPUs e requer 100W a mais que o RTX 3090 – talvez seja hora de atualizar sua PSU.
Atuação
Como ainda não pudemos revisar nenhuma dessas placas gráficas, não podemos fazer nenhuma afirmação sobre qual é mais poderosa no momento. Apesar disso, podemos usar as especificações fornecidas pela Nvidia para ter uma ideia de qual GPU tem mais poder.
O mais recente carro-chefe vem com muito mais CUDA Cores do que seu antecessor, o que deve resultar em uma placa mais rápida. Os núcleos CUDA são desenvolvidos pela Nvidia e são essencialmente o equivalente em GPU dos núcleos da CPU, com mais núcleos permitindo que mais dados sejam processados de uma só vez, o que é ideal para jogos graficamente intensivos.
Além disso, Lovelace parece superar Ampere massivamente em termos de desempenho. O nó menor e a enorme quantidade de transistores no RTX 4090 significam que o processamento pode ser feito de forma mais rápida e eficiente. O gráfico abaixo mostra quanta potência o chip Lovelace tem em comparação com o Ampere, sugerindo ainda que a GPU mais recente será capaz de superar massivamente o RTX 3090.