Search
[adsforwp-group id="156022"]

O Windows 11 tem problemas de desempenho no AMD Ryzen 7000?

Divulgação
Divulgação

Como de costume desde o seu lançamento, o Windows 11 volta a protagonizar outro problema de desempenho, desta vez na geração de processadores Ryzen 7000 da AMD . No entanto, a origem aqui pode estar nos processadores ou no firmware e não no sistema operacional, pois as mudanças introduzidas no nível da arquitetura estariam dando problemas de desempenho em alguns contextos.

A AMD emitiu um aviso reconhecendo que recebeu relatórios de resultados inesperados de desempenho ao executar certos jogos no Windows 11 e seus processadores Ryzen 7000. Em resposta, a empresa disse que não viu nada incomum ao comparar o desempenho obtido com o Windows 10 e Windows 11, sendo isso o que você declarou:

“Recebemos relatos de deltas de desempenho inesperados em certos jogos com processadores AMD Ryzen para desktop, bem como variações de desempenho entre o Windows 11 e o Windows 10 em determinados títulos de jogos. Estamos atualmente investigando, mas com base nos testes até o momento, não observamos uma diferença substancial no desempenho do jogo entre as versões do sistema operacional em uma variedade de cenários operacionais e títulos de jogos.”

“Muitos fatores afetam o desempenho dos jogos, incluindo mecanismo de jogo, arquitetura de CPU, seleção de GPU e opções de memória. À medida que novas arquiteturas entram no mercado, geralmente vemos anomalias de desempenho que precisam ser tratadas pelo fornecedor do componente ou pela editora do jogo. Este não é um fenômeno novo ou inesperado.”

“ Como temos feito desde a introdução do Ryzen, quando essas anomalias de desempenho vierem à tona, nós as usaremos para impulsionar nossos compromissos de parceiros com desenvolvedores de jogos e parceiros de hardware do ecossistema para implementar otimizações que eliminem variações ”.

Em suma, a AMD atribui os problemas detectados no Ryzen 7000 a softwares que ainda não estão prontos para aproveitar adequadamente a arquitetura dos novos processadores . Esse cenário está longe de ser implausível, já que o Linux teve que lidar com a mesma coisa um ano atrás, quando os processadores Alder Lake da Intel foram lançados. No entanto, nem todos têm certeza sobre a resposta dada pela empresa.

No Tom’s Hardware , um dos meios de comunicação que reportou a regressão ao nível do desempenho em relação ao Ryzen 5000, expuseram os resultados dos testes que realizaram, nos quais podem ver os modelos Ryzen com um único CCD (chiplet) que superar alguns modelos com CCD duplo que equipam mais núcleos.