Search
[adsforwp-group id="156022"]

Obra de duplicação da BR-116 será relicitada, diz ministro

img_31904_foto_1.jpg

As obras de duplicação da BR-116, realizadas entre Pelotas e Guaíba, irá passar por novas licitações em alguns dos trechos. A informação foi concedida pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, em diálogo com o deputado federal, Daniel Trzeciak, em transmissão ao vivo realizada no final da tarde desta segunda-feira (25).

De acordo com o gestor, atualmente o andamento da obra enfrenta dificuldades devido a contratos antigos e uma licitação que foi feita há muito tempo: “Não há outra escapatória, tem que lotes que vão precisar ser relicitados”, declarou Freitas. Questionado se o processo atrasaria a obra, o ministro foi otimista: “Estamos acostumados a fazer licitação com velocidade, o Dnit é o órgão que mais licita no Brasil”, justificou.

Uma das questões que preocupa os gestores da região é a possibilidade das empresas que atualmente realizam a obra entrarem com recursos da justiça. Freitas entende que não há nada que represente risco jurídico e sugeriu que a melhor saída para as empresas que realizam a obra é participar do processo licitatório: “Já ter canteiro é uma vantagem competitiva”, explicou.

Tarcísio Freitas também admitiu que estuda a alternativa de colocar o exército para trabalhar em outros trechos da duplicação. O ministro rebateu as críticas de que os militares trabalham de forma mais lenta do que a iniciativa privada: “Estou tranquilo com o ritmo do Exército, está dentro do que foi prometido”, contou. Freitas também se mostrou otimista quando ao objetivo de entregar a obra até o final de 2021.