A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou, nesta quinta-feira (01), para uma possível terceira onda de coronavírus na Europa. Segundo a entidade, multidões nos estádios de futebol, pubs e bares durante a Eurocopa estão impulsionando o atual aumento das infecções por covid-19.
Após um declínio no número de novas infecções nas últimas 10 semanas, os novos casos voltaram a subir na Europa durante a realização da competição. Conforme a OMS, se os torcedores e outras pessoas seguirem baixando a guarda, uma terceira onda será inevitável.
Na semana passada, o número de novos casos aumentou 10%, impulsionado pela mistura de multidões nas cidades-sede da Euro 2020, viagens e flexibilização das restrições sociais, disse a OMS.
Conforme Catherine Smallwood, oficial sênior de emergência da OMS, em declaração a repórteres, o problema vai muito além dos estádios.
“Precisamos ver como as pessoas chegam lá, estão viajando em grandes comboios de ônibus lotados? E quando saem dos estádios, vão a bares e pubs lotados para assistir aos jogos?”, questionou ela.
O aumento de casos de Covid-19 está ocorrendo à medida que a variante do vírus Delta, mais contagiosa, se espalha rapidamente pelo continente.