Operação apreende cerca de meio milhão em dinheiro do tráfico de drogas

No final da tarde de sexta-feira (24), em Porto Alegre, a Polícia Civil, por meio da 1 DIN/Denarc, deflagrou a Operação La Plata. A ação resultou na apreensão de cerca de meio milhão em dinheiro do tráfico  de drogas, e dupla de argentinos foi presa em flagrante por lavagem de dinheiro.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!   

Publicidade

Foram apreendidos 450 mil reais em moeda nacional, 2 mil dólares, 35 mil pesos argentinos, 1000 pesos uruguaios e 100 mil guaranis. Dinheiro estava escondido em compartimento oculto de veículo tinha como destino o Paraguai. O veículo utilizado no transporte dos valores, avaliado em mais de 200 mil reais, também foi apreendido, além de telefones celulares usados no esquema de transporte do dinheiro.

A investigação se iniciou há 30 dias e foi conduzida pelos Delegados Gabriel Borges e Guilherme Dill, após atividade de inteligência constatar que semanalmente um veículo era conduzido até o Paraguai para transportar valores oriundos da venda de entorpecentes.

Os entorpecentes eram vendidos em toda a zona sul de Porto Alegre e os valores arrecadados no bairro Teresópolis, para a contagem e transporte até os países produtores de drogas.

Uma vez que os valores chegavam no país vizinho serviam como financiamento pra aquisição de mais entorpecentes, movimentando, com isso, o comércio de drogas em grande escala. Conforme a investigação, o valor mensal de remessa era em torno de 2 milhões de reais.

Com o avançar das investigações foi possível apurar o veículo responsável pelo transporte dos valores. Na data dos fatos foi visualizado o veículo numa oficina, passando por processos de desmontagem de peças.  Os policiais passaram a fazer buscas no automóvel, localizando em um compartimento oculto no porta-malas uma grande quantidade de dinheiro oriundo da venda de drogas, fracionado e contabilizado.

Chamou ainda mais atenção da equipe policial que os dois homens presos em flagrante pelo crime de lavagem de dinheiro na modalidade ocultar, sendo o motorista e o caroneiro do automóvel, ambos de nacionalidade Argentina, o que indica ainda mais a natureza transnacional da atividade de narcotraficancia.

O Delegado Gabriel Borges ressalta que em poucos dias o Denarc apreendeu mais de 700 mil reais do crime organizado gaúcho, além de retirar grande quantidade de drogas e armas de fogo das ruas, reforçando que o trabalho de investigação qualificada permanecerá para combater as organizações criminosas.

O Delegado Guilherme Dill reforça o compromisso de descapitalizar as organizações criminosas, retirando de seu poder entorpecentes, armas de fogo, bens e, principalmente, grandes valores em espécie.

A ação integra a estratégia da Polícia Civil de intensificar a presença do Estado em áreas conflagradas em razão do tráfico de drogas, principalmente buscando a descapitalização das organizações criminosas e a responsabilização criminal das lideranças.

A investigação prossegue pra identificar e responsabilizar criminalmente os demais membros do grupo criminoso.

Gil Martins

Comunicador e apresentador na Rádio Acústica FM, com mais de 20 anos de atuação na área da comunicação.

Recent Posts

Hoje na história: 10 de maio – Fundação da Chapecoense

Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história

6 horas ago

Homem é agredido após perseguir mulher em Camaquã

Fato ocorreu próximo à Secretaria Municipal de Infraestrutura

12 horas ago

Convite para culto de agradecimento de Lili Bierhals

O culto ocorrerá na próxima quarta-feira (14), na Igreja da Comunidade XV de Novembro

15 horas ago

Hospital Nossa Senhora Aparecida abre vaga de emprego em Camaquã

A oportunidade é para atendente de cafeteria

15 horas ago

Condenado por furto é preso em São Lourenço do Sul

Prisão ocorreu no Centro da cidade

16 horas ago

Carla Zambelli: Alexandre de Moraes vota para condenar deputada

Ministro é o relator de ação contra a parlamentar por invasão aos sistemas do CNJ

18 horas ago

This website uses cookies.