Search
[adsforwp-group id="156022"]

Operação apreende redes de pesca e pássaros em cativeiro no sul do Estado

img_27049_foto_1.jpg

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) realizou de 18 a 22/11 a Operação Voo Livre nos municípios de Arroio Grande, Pelotas e Rio Grande. Durante a ação, foram apreendidos 64 pássaros silvestres, dos quais 45 já foram devolvidos à natureza. As outras aves foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama. 

Os animais apreendidos eram mantidos em cativeiro irregular. Na operação, que ocorreu em conjunto com o 1º Pelotão Ambiental da Brigada Militar de Pelotas, foram atendidas 14 denúncias e dez delas deram como procedentes. 

Entre os pássaros resgatados estavam espécies de canário-da-terra, azulão, coleirinho, tupi e trinca-ferros. Além disso, foram encontrados exemplares de cardeal e caturrita, que constam na lista CITES, a qual trata sobre o comércio internacional de espécies da flora e fauna selvagens em perigo de extinção. 

Durante a ação, também foi realizado o combate à pesca ilegal e caça dentro da Unidade de Conservação Reserva Biológica do Mato Grande. Os fiscais apreenderam redes de pesca de uso proibido, espinhéis e localizaram um acampamento irregular. Trinta veículos automotores foram abordados e vistoriados. 

Uma indústria foi vistoriada por suspeita de processamento de pescado de origem irregular e ameaçado de extinção. No entanto, não houve flagrante ou identificação de crime ambiental. 

A Operação Voo Livre segue nas próximas semanas com barreiras de caça e vistorias em peixarias e em criadores de pássaros amadores.