Search
[adsforwp-group id="156022"]
POLÍCIA

Operação em Camaquã combate esquema de extorsão liderado por detentos

Polícia Civil realiza prisões e apreende celulares usados para ameaçar vítima, que foi forçada a pagar R$ 10 mil aos criminosos
Operação em Camaquã combate esquema de extorsão liderado por detentos
Operação em Camaquã combate esquema de extorsão liderado por detentos. Foto: Divulgação

A Polícia Civil deflagrou nesta quinta-feira (07) a Operação Ludas, visando combater crimes de extorsão orquestrados a partir de dentro do sistema prisional gaúcho. A ação, coordenada pela 2ª Delegacia de Polícia de Sapucaia do Sul sob a liderança do delegado Marcos Vinícius De David, incluiu mandados de busca e apreensão e prisões nos municípios de Sapucaia do Sul e Camaquã, contando com apoio da Polícia Penal nas diligências dentro dos presídios.

A operação teve como foco a desarticulação de uma rede de criminosos que extorquiam uma vítima desde maio de 2023. A vítima, temendo por sua segurança e a de sua família, foi forçada a realizar várias transferências bancárias que somaram aproximadamente R$ 10.000,00. Sob pressão e ameaças constantes, inclusive sobre sua rotina e familiares, ela chegou a vender seu veículo para atender às exigências dos criminosos.

As investigações apontaram que um antigo vizinho da vítima, com antecedentes criminais, teria repassado informações pessoais e detalhes da rotina da vítima a detentos, facilitando as extorsões. Os criminosos usaram essas informações privilegiadas para exercer pressão psicológica e manipular a vítima, que cedeu às demandas financeiras sob intimidação.

Durante a operação, celulares, anotações e outros objetos foram apreendidos, confirmando as suspeitas da Polícia Civil sobre o envolvimento dos investigados no crime. As autoridades ressaltam que as prisões preventivas e o material apreendido representam um passo importante para interromper o ciclo de extorsões, trazendo segurança para a população de Camaquã e Sapucaia do Sul.

Disque-Denúncia Camaquã

A Polícia Civil atende Camaquã e região através dos contatos 181 – Disque Denúncia e 197 – Plantão de Emergências, no qual toda a informação é emitida de forma anônima, sem expor qualquer pessoa. Neste link está disponível a Delegacia Online, onde é possível realizar a expedição de boletim de ocorrências de forma online.

Tags: Camaquã, Extorsão, Polícia, Sapucaia do Sul