Nesta terça-feira (14), o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio Grande do Sul (GAECO/MPRS) deflagrou a Operação Contas Abertas, uma ofensiva de grande envergadura contra um grupo criminoso gaúcho envolvido em lavagem de dinheiro, tráfico de armas e drogas. A ação, que se estendeu por quatro Estados, visa desmantelar a estrutura e as finanças da facção.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
Foram expedidos 24 mandados de prisão e cerca de 50 mandados de busca e apreensão em várias cidades do Rio Grande do Sul, incluindo Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, São Valentim do Sul, Guaporé e Barros Cassal. A operação também teve desdobramentos em Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.
Durante a operação, a Penitenciária Estadual de Bento Gonçalves passou por uma revista geral, como parte das ações coordenadas pelo GAECO Serra. A operação contou com a participação de aproximadamente 400 agentes, envolvendo o Ministério Público do Rio Grande do Sul, a Polícia Civil, a Brigada Militar e a Superintendência dos Serviços Penitenciários (SUSEPE).
O material apreendido será minuciosamente analisado e utilizado como prova nas investigações que visam reprimir as atividades criminosas da facção, que tem ramificações em vários Estados brasileiros. Além de desarticular a organização, a operação busca atacar suas finanças, desestabilizando economicamente o grupo.
A Operação Contas Abertas representa um esforço conjunto das forças de segurança e do Ministério Público para combater o crime organizado e garantir a segurança da população, enviando um forte recado sobre a determinação das autoridades em coibir as atividades ilícitas no Rio Grande do Sul e em todo o país.
Confira imagens da Operação Contas Abertas