Nesta quarta-feira ocorreu em todo RS, o Dia D da “Operação Margaridas II”, com o objetivo de combater a violência doméstica e familiar contra a mulher. A operação, alusiva aos 16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher, contou com a participação das 23 Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher do RS e das Delegacias de Polícia distritais do Estado. A coordenação foi da Divisão de Proteção e Atendimento à Mulher (DIPAM) da Polícia Civil, liderada pela delegada Jeiselaure Rocha de Souza.
A ação movimentou 425 policiais civis, em cerca de 180 viaturas, onde foram cumpridos 135 mandados de prisões, 163 mandados de busca e apreensão e 490 verificações de denúncias de violência doméstica. Mais de 120 pessoas foram presas por mandado judicial e 77 foram presas em flagrante. Também foram apreendidas mais de 48 armas de fogo, 643 munições e 42 armas brancas.
As ações da primeira fase da Operação Margaridas II começaram no início do mês de novembro e as mobilizações foram potencializadas a partir do dia 20 de novembro de 2021, Dia Nacional da Consciência Negra, para enfatizar a dupla discriminação sofrida pela mulher negra, contando, além da atuação da Polícia Civil na repressão e investigação qualificada nos crimes envolvendo violência de gênero contra as mulheres, com diversas campanhas, em todo estado, objetivando a conscientização da população sobre os diferentes tipos de agressão contra as mulheres