Policiais civis da Delegacia de Guaíba, coordenados pela Delegada Karoline Calegari, com o apoio das delegacias da 2DPRM e da CORE, deflagraram na manhã desta quarta-feira (05), a operação GUACHO, cujo intuito é desarticular uma associação criminosa que atua no município de Guaíba, no Bairro BOM FIM.
Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
O grupo tem atuação no tráfico de drogas, em roubos e homicídios.
No dia 11 de setembro deste ano, um campo de futebol conhecido como Campo do Guacho, localizado no referido Bairro, foi palco de um homicídio, em que três indivíduos, por disputa de território de tráfico, aproximaram-se de três jovens que ali estavam, e descarregaram uma pistola em uma das vítimas, que morreu no local. Dois jovens conseguiram fugir.
Siga a Acústica no Google notícias tocando aqui
O motivo do crime foi os executores pensarem que as vítimas estavam traficando no local, o que não foi confirmado nas investigações. Durante as diligências, foi possível apurar que um dos executores do crime exerce liderança no tráfico da região, disputando espaços de venda de drogas com violência.
Também durante as investigações, foi possível identificar outros participantes do grupo criminoso, como vendedores diretos, armazenadores, fornecedores, olheiros, apoiadores logísticos e lideranças. Nesta quarta, foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão e 10 mandados de prisão preventiva, inclusive contra os três executores do homicídio.
A operação conta com 60 policiais em 14 VTRs.
Para a Delegada Karoline Calegari, o combate ao narcotráfico deve ser constante, pois o Estado não pode perder espaço para a criminalidade, bem como é preciso celeridade e firmeza no enfrentamento aos crimes contra a vida. Segundo o Delegado Mário Souza, titular da 2 DPRM, esta foi mais uma importante operação da DP GUAÍBA, por desarticular uma associação criminosa violenta, com atuação no tráfico de drogas, roubos e homicídios.
Até o momento, foram presas 10 pessoas, que serão encaminhadas ao estabelecimento prisional.
Foram apreendidos três revólveres, um deles em situação de furto, munição, balança de precisão, mais de dois mil reais em dinheiro, anotações para o tráfico, cocaína, maconha, crack, êxtase, e celulares.