Uma grande operação da Receita Federal foi desencadeada nesta terça-feira (18) em diversas cidades do estado. Diligências são realizadas para verificar a existência de endereços onde funcionaram ou ainda funcionam possíveis empresas fantasmas, ligadas ao setor fumageiro.
Onze empresas que foram identificadas como fantasmas ou laranjas são alvo da operação. Até às 11h30, sete delas já haviam sido fechadas. De acordo com nota da Receita Federal, as empresas que emitirem nota fiscal comercializando tabaco que apresentem características de empresas fantasmas criadas somente para simular operação de compra e venda de tabaco e sonegar impostos, a partir do mês de dezembro de 2018 serão fechadas.
Segundo as investigações, mais de R$ 100 milhões deixaram de ser recolhidos aos cofres públicos. A operação foi denominada “Caça aos Fantasmas 1”
As diligências fiscais são realizadas nas seguintes cidades:
Venâncio Aires
São Lourenço do Sul
Cerro Grande do Sul
Rio Pardo
Camaquã
Candelária
Vera Cruz
Juntas, essas empresas movimentaram mais de R$ 500 milhões na venda de fumo nos últimos cinco anos. Na manhã desta terça-feira, os fiscas fizeram somente doligências e ninguém foi preso.
As empresas intermediavam a compra e venda de fumo entre produtor e empresa real, gerando créditos de Pis e Cofins indevidos e burlando a contribuição previdenciária. Geravam nota real de uma operação falsa.