Na manhã desta quinta-feira (23), o Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos do Estado do Rio Grande do Sul (CIRA/RS) deflagrou uma operação em Porto Alegre, Torres e Santa Maria para investigar um grupo empresarial do setor de bebidas. A ação visa apurar crimes fiscais, incluindo sonegação de ICMS e não recolhimento doloso do imposto estadual, que resultaram em prejuízo superior a R$ 200 milhões aos cofres públicos.
Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
Durante a operação, foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão em empresas e residências dos investigados. Além disso, foi determinado o bloqueio de valores em contas bancárias que ultrapassam R$ 200 milhões. A Brigada Militar deu apoio à ação.
A investigação teve início a partir de um Procedimento Investigatório Criminal instaurado pela Promotoria de Justiça Especializada Criminal de Porto Alegre, após a Receita Estadual apresentar um relatório indicando indícios de atuação coordenada e confusão patrimonial entre diversas empresas. A apuração revelou a utilização de “laranjas” e a gestão de fluxos financeiros em contas de terceiros. A dívida tributária do grupo é uma das cinco maiores do estado.
O CIRA/RS, que inclui o Ministério Público do Rio Grande do Sul, a Secretaria da Fazenda e a Procuradoria Geral do Estado, foi criado para promover ações conjuntas visando a recuperação de ativos do Estado. Denúncias sobre sonegação de tributos estaduais podem ser feitas através do portal da Receita Estadual.