Search
[adsforwp-group id="156022"]

Operação Resgate retira 110 pessoas de situação de trabalho análogas à escravidão

img_38722_foto_1.jpg

Nesta quinta-feira (28), Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, foi divulgado o balanço 2020 da força-tarefa composta pela Polícia Federal, Ministério Público do Trabalho, Subsecretaria de Inspeção do Trabalho, Ministério Público Federal e Defensoria Pública da União.

A ação, denominada Operação Resgate já retirou cerca de 110 pessoas em situação de trabalho análogas à escravidão em 266 ações específicas ao longo de 2020 no Brasil. A mobilização tem como objetivo libertar trabalhadores submetidos às diversas formas de escravidão.

Entre os já resgatados, estavam homens, mulheres, crianças, idosos, indígenas e pessoas com necessidades especiais, nas áreas urbana e rural em todo o país, incluindo regiões no Rio Grande do Sul. Foram flagrados também, 486 trabalhadores sem carteira profissional. Os 110 resgatados receberão em torno de R$ 500 mil de verbas rescisórias e mais três parcelas do seguro desemprego especial.

Os dados oficiais das ações de combate ao trabalho análogo escravo no Brasil estão disponíveis no Radar do Trabalho Escravo da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho, clicando aqui.

Denúncias de trabalho escravo podem ser feitas de forma remota e sigilosa no Sistema Ipê, sistema lançado em 2020 pela Subsecretaria de Inspeção do Trabalho em parceria com a Organização Internacional do Trabalho.