Search
[adsforwp-group id="156022"]

Operação Três Fazendas desarticula organização criminosa em seis cidades da região sul

img_29426_foto_1.jpg

A Delegacia de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (Decrab) de Camaquã participou da Operação Três Fazendas cumprindo sete mandados de busca e apreensão nos municípios de Piratini, Pedras Altas, São Lourenço do Sul e Canguçu. A ação da Decrab de Bagé trabalhou no combate ao crime de abigeato nesta sexta-feira (28).

Uma propriedade rural na localidade de Armada, interior de Canguçu, por volta de 6h foi o alvo da operação sendo concluída por volta de 16h. Os policiais da Decrab com apoio da 29ª DPR, Operação verão e uma equipe da Inspetoria Veterinária de Pelotas rebanharam 241 bovinos, que foram fiscalizados individualmente pela Inspetoria Veterinária, momento em que buscavam as marcas a fogo, utilizado pelos proprietários para identificar seus rebanhos.

Durante a averiguação, foram identificadas cinco vacas com dois sinais correspondentes a animais furtados na cidade de Pedras Altas. Os animais foram separados e restituídos ao proprietário. Os demais 236 bovinos, entre machos, fêmeas e terneiros foram apreendidos e um proprietário foi nomeado fiel depositário, sendo determinado que os animais devem permanecer na propriedade até ser verificados as irregularidades constatadas pela Inspetoria Veterinária e pela Polícia Civil, sob pena de responder processo por Depositário Infiel.

Conforme divulgado pela Polícia Civil, no total foram oito mandados de busca e apreensão também nos municípios de Cristal e Pinheiro Machado além de duas pessoas presas. O objetivo da operação seria desarticular uma organização criminosa, responsável pelo furto de animais bovinos e ovinos.

“O grupo atua tanto na modalidade de carneada, como de furto de gado em pé. Os animais seriam carregados inicialmente para propriedades rurais, onde ficariam por alguns dias e posteriormente seriam abatidos”, declarou o delegado André de Matos Mendes, titular da Decrab. A Operação contou com o serviço total de 32 policiais civis e seis fiscais da Secretária de Agricultura.