Categories: Polícia

Organização criminosa que invadia contas Gov.br é desmantelada no RS

Na manhã desta quarta-feira, 7 de maio, a Polícia Civil do Rio Grande do Sul prendeu preventivamente 15 indivíduos suspeitos de integrarem uma organização criminosa dedicada a invadir contas gov.br para obter dados pessoais de vítimas. O grupo é acusado de aplicar golpes relacionados à venda e transferência de veículos clonados em diversas localidades do estado.

Os detidos enfrentam acusações de estelionato, falsificação de documentos, invasão de dispositivos informáticos, adulteração de sinal identificador de veículo automotor e lavagem de dinheiro. A operação, que abrangeu 25 mandados de prisão preventiva e 30 de busca e apreensão, foi realizada em cidades como Porto Alegre, Viamão, Alvorada, Charqueadas, Arroio dos Ratos, além de Florianópolis, São José e Palhoça, em Santa Catarina, e no Rio de Janeiro.

Publicidade

A investigação teve início após uma denúncia de uma vítima em Gravataí, na Região Metropolitana de Porto Alegre, que relatou ter sido enganada em um golpe que resultou em um prejuízo de R$ 80 mil. A vítima comprou um carro anunciado na internet e, após efetuar o pagamento, recebeu um documento de Autorização para Transferência de Propriedade de Veículo (ATPV-e). No entanto, ao tentar registrar o veículo no Departamento Estadual de Trânsito (Detran), descobriu que o automóvel havia sido roubado no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre, dias antes.

Durante as investigações, a Polícia Civil identificou que o líder do grupo criminoso, atualmente preso, adquiria veículos roubados ou furtados no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Esses veículos eram então repassados a outro grupo responsável pela clonagem e falsificação dos sinais identificadores.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

Bandidos conseguiam invadir contas gov.br

De acordo com o delegado João Vitor Heredia, que lidera a investigação, “uma vez clonado o veículo, os criminosos passavam os dados da nova placa utilizada para a clonagem a um estudante de tecnologia e programação de dados, de 24 anos, no Rio de Janeiro. Ele, por meio de engenharia social, conseguia invadir a conta .gov do proprietário do veículo original e acessar a documentação veicular.”

Com o veículo clonado e os documentos falsificados, os criminosos anunciavam a venda do automóvel em sites de compra e venda, oferecendo preços abaixo do mercado. Utilizando o acesso fraudulento ao gov.br, realizavam a transferência da documentação do veículo original para a nova vítima, que, ao buscar a vistoria no Detran, descobria que o carro era, na verdade, roubado.

Gil Martins

Comunicador e apresentador na Rádio Acústica FM, com mais de 20 anos de atuação na área da comunicação.

Recent Posts

Hoje na história: 08 de maio – Coca-Cola era vendida como medicamento

Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história

4 horas ago

Como tirar manchas de caneta de móveis de madeira com 2 produtos caseiros

Móveis de madeira conferem elegância e aconchego ao ambiente, mas também exigem cuidado — especialmente…

8 horas ago

Prazo para regularizar situação eleitoral termina em 19 de maio

Regularização evita cancelamento de documento do eleitor

9 horas ago

MPF recomenda ao INSS a devolução de valores descontados indevidamente sem autorização prévia

Investigação do MPF identificou a atuação irregular de 45 entidades associativas envolvidas nos descontos indevidos

10 horas ago

ExpoCamaquã 2025: Joca Martins e Banda Pandora estão entre as atrações confirmadas

Rogério Barbosa falou sobre os preparativos para o evento que ocorre de 12 a 18…

11 horas ago

Governo Federal sanciona lei que oferta cirurgia reconstrutiva de lábio leporino no SUS

Texto foi publicado na edição desta quarta-feira (7) do Diário Oficial da União

14 horas ago

This website uses cookies.