Search
[adsforwp-group id="156022"]

Órgãos de segurança apontam 116 ocorrências e duas prisões em flagrantes no RS

img_37012_foto_1.jpg

Todos os órgãos de Segurança e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) irão acompanham as eleições municipais em tempo real a partir da Sala de Gestão do Departamento de Comando e Controle Integrado (DCCI) da Secretaria da Segurança Pública (SSP). Até o momento, foram 116 ocorrências atendidas, 977 pessoas abordadas, 433 veículos fiscalizados e duas prisões em flagrante em todo Rio Grande do Sul.

As prisões em flagrante correspondem a um homem de 38 anos em Senador Salgado Filho; um homem de 33 anos em Ernestina. Ambos por porte ilegal de arma e ameaça a eleitores. Houve ainda cinco detenções por compra de voto, houve ainda duas detenções por boca de urna, uma delas em Bagé e outra em Porto Alegre. A Brigada Militar conta com reforço de mais de 6mil policias e duas mil viaturas exclusivamente para as #Eleições2020, atuando em todo Estado para garantir a segurança.

 

Um Plano Estadual Integrado de Segurança Pública das Eleições 2020 foi criado para orientar a atuação durante o período eleitoral. O projeto detalha as situações permitidas e vetadas durante o pleito, bem como uma matriz de risco referente a possíveis eventos que necessitem da intervenção dos órgãos de segurança, além das atribuições de cada instituição em cada uma das situações previstas.

Quanto a eventuais prisões em flagrante, as ocorrências em Porto Alegre serão centralizadas na 2ª Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (2ª DPPA), no Palácio da Polícia. No Interior, haverá plantões nas DPPAs e delegacias locais.

Para facilitar o acesso à informação, a SSP irá publicar três boletins sobre eventuais prisões no domingo: às 8h, às 12h30 e às 17h30, logo após encerramento das votações. O conteúdo será disponibilizado na conta da SSP no Twitter. Em razão da pandemia de Covid-19, não será permitido acesso de jornalistas no prédio da SSP.