Search
[adsforwp-group id="156022"]

Outono deve ter chuva acima da média e temperaturas mais baixas no Estado

img_7171_foto_1.jpg

Para quem não aguenta mais o calorão que não tem dado trégua na região, então, uma boa notícia: ao contrário de 2015, neste ano, o outono e o inverno devem registrar temperaturas mais baixas, e os dias de frios, que ficaram escondidos no ano passado, devem dar as caras.

Quando o verão chegou, em dezembro de 2015, as previsões não eram nada animadoras: a chuva seria intensa e a expectativa eram acumulados chegando a 600 milímetros entre os três meses da estação. Mas a chuva não veio tão intensa até agora. Mas os meteorologistas apostam em chuvas acima da média para o outono. Assim, as temperaturas devem ser mais baixas este ano, já que não haverá muitos dias de sol. Já no inverno, as fortes precipitações devem perder força.

Conforme a meteorologista da Somar, Maria Clara Sasaki, o outono ainda estará sob a influência do El Niño, o que fará com que as chuvas continuem intensas em Santa Maria.

– Esse ano, o outono vai ser diferente de como ocorreu em 2015. A expectativa de chuva acima da média é muito grande para os três meses da estação, assim, as temperaturas acabarão ficando mais baixas. Podemos esperar dias mais frios, porque, com a chuva, a máxima não sobe muito e poderemos ter temperaturas mais baixas. O outono, quanto às temperaturas, será uma palhinha do que é esperado para o inverno nesta região – diz.

Um outono chuvoso é consenso entre os especialistas. Conforme o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec/Inpe), a precipitação deve ficar 50% acima do normal durante a estação em Santa Maria.

 

De olho no inverno

Já no inverno, a tendência é que o El Niño influencie cada vez menos. Segundo Maria Clara, a chuva deve perder intensidade, e a temperaturas devem ficar entre um e dois graus abaixo da média (veja no quadro a previsão). Mas, como ainda faltam quatro meses para o começo da estação, ainda podem haver mudanças:

– Os valores mínimos que a gente determina pelas previsões podem mudar e serem mais baixos. Tudo vai depender de como será a influência final do El Niño e de como a atmosfera vai reagir a isso. É um período muito longo e de transição, que pode sofrer muita influência a longo prazo.