Search
[adsforwp-group id="156022"]

Outubro Rosa: Projeto Cabelos Para Todos busca receber doações de cabelo para confecção e doação de 50 perucas e Mega Hair confeccionados para mulheres em tratamento de câncer

Foto:  Reprodução
Foto: Reprodução

O projeto Cabelos Para Todos, promovido pela Estética Raquel Nacad, localizada no bairro Santana, zona leste de Porto Alegre, está aceitando doações de cabelos para a confecção de perucas para mulheres em tratamento contra o câncer. O salão é especializado em perucas e Mega Hair. Para doar, basta que os fios estejam saudáveis e com tamanho apropriado, a partir de 15 cm. “Não precisa ser virgem, pode ter químicas, só precisa ser saudável e dentro do tamanho necessário”, afirma Raquel Nacad, proprietária do estabelecimento, que ressalta que homens podem doar também.

A Meta é de conseguir entregar 50 perucas no mês de outubro. Até o momento já foram entregues mais de 17 cabelos confeccionados.

O salão aceita doações o ano inteiro, mas nos meses de setembro e outubro, devido ao Outubro Rosa, os trabalhos são intensificados. O projeto Cabelo Para Todos completa 10 anos em 2022 e já ajudou mais de 300 mulheres a recuperarem a autoestima. Os cabelos recebidos passam por um processo de higienização e seguem para o ateliê, onde será confeccionada a peruca, conforme chegarem as interessadas. “Nós montamos perucas realistas e entregamos para mulheres e adolescentes que passam ou passaram pelo tratamento de quimioterapia. Esse trabalho não tem custo. As entregas são realizadas à medida que as doações acontecem”, destaca Raquel. 

Raquel Nacad e sua equipe fazem um trabalho diferenciado, em que as mulheres procuram o salão e participam da criação das peças de forma que sejam personalizadas. Elas escolhem a cor, comprimento e corte. O objetivo é que os cabelos estejam de acordo com o seu estilo. “Entendemos que a pessoa precisa ver refletida no espelho, uma realidade mais próxima possível de antes da doença. Não é apenas pela estética. É pela valorização da sua autoestima. A produção de perucas personalizadas devolve um sorriso, proporciona um carinho e um acolhimento especial neste momento tão fragilizado”.

O trabalho não tem custo, as perucas são dadas. Para Raquel Nacad, é importante que a mulher entenda que é um presente. “Quando a peruca é dada, a pessoa cria sentimentos, laços, é impressionante, pois mais da metade delas, após se curarem, inclusive doam como forma de agradecimento, passam adiante para que outras mulheres tenham a mesma experiência que tiveram”, relata.

Mega Hair curto

Ao falar em Mega Hair, logo vem à cabeça a imagem de cabelos longos, mas vai além disso. O Salão desenvolveu uma técnica de Mega Hair curto, voltado para aquelas que estão curadas e estão recuperando a cabeleira original. “Os fios inicialmente ainda estão finos e frágeis, portanto, não segurariam um aplique longo. O Mega Hair se mostra uma opção natural. Sem contar que nem todas usam cabelos longos, para quem sempre gostou dos fios curtos, é uma forma de voltar rapidamente ao visual de antes da quimioterapia”, explica Raquel. 

A técnica é também muito utilizada por mulheres que enfrentaram queda de cabelos por outros motivos, como problemas hormonais e bariátricas. “Há 21 anos, aplicamos Mega Hair em clientes pós-quimioterapia e outros fatores como cirurgia pós-bariátrica. Ele evoluiu e hoje as técnicas e os resultados estão mais realistas . Nós avaliamos os cabelos e montamos de acordo com a necessidade de cada cliente, respeitando o estilo e o biotipo de cada pessoa. Essa análise é o nosso diferencial para obter um resultado personalizado”. 

Estética Raquel Nacad fica localizado na rua Domingos Crescêncio 286, Bairro Santana, em Porto Alegre.