Pagamento do IPVA 2013 começa no dia 13 de dezembro

Começa na próxima quinta-feira (13) o pagamento do IPVA 2013. O contribuinte que fizer a opção de pagamento até 2 de janeiro receberá descontos que variam entre 8,5%, 18,2% e 23,05%. Os 8,5% valem para quem não tem direito ao desconto do Bom Motorista, e os 18,2% são para quem não teve multas entre novembro de 2011 e outubro de 2012. O desconto máximo, por sua vez, é concedido a quem não teve multas entre novembro de 2010 e outubro de 2012. Quem pagar até a data limite também se beneficia do desconto pela utilização da Unidade Padrão Fiscal (UPF) de 2011 (aproximadamente 5,5%). 

A base de cálculo para o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é o valor médio de mercado com base em pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Para o IPVA 2013, haverá uma redução média de aproximadamente 12,8% do valor a ser pago em relação ao ano passado. A expectativa de arrecadação com o IPVA 2012 é de R$ 1,85 bilhão, sendo que 50% do valor pago pelo contribuinte ficam com o Estado e os outros 50% com o município onde o veículo foi emplacado. 

Publicidade

Conforme o subsecretário adjunto da Receita Estadual, Newton Guaraná, a redução da base de cálculo deste ano no Rio Grande do Sul (média de 21,8%) “resultou em valores finais mais baixos para o contribuinte, na maioria dos casos”.

Pagamentos com desconto 
O pagamento integral antecipado do IPVA com desconto de 5%, e sem a atualização da UPF, poderá ser feito somente até 02 de janeiro de 2013. A partir dessa data, o pagamento antecipado do imposto poderá ser feito até março com descontos no parcelamento. Para tanto, o proprietário do veículo precisa pagar a primeira parcela até 31 de janeiro – as duas subsequentes serão em fevereiro e março. Os descontos são de 3% para a primeira parcela, 2% para a segunda e 1% para a terceira. Proprietários que não optarem pelo pagamento antecipado terão seus vencimentos entre abril e julho, conforme a placa do veículo. 

Descontos do Bom Motorista: 
Os descontos para bons motoristas são de 10% e 15%, para quem não teve inserção de registro de infrações nos sistemas de informações do Estado no período entre novembro de 2011 e outubro de 2012 e entre novembro de 2010 e outubro de 2012, respectivamente.

Tabela de descontos 

Até 02/01/2012 8,5% 18,20%* 23,05%**
Até 31/01/2012 3% 12,7%* 17,5%**
Até 29/02/2012 2% 11,8%* 16,7%**
Até 30/03/2012 1% 10,9%* 15,8%**

 

* Motoristas sem multas no período entre novembro de 2011 e outubro de 2012 
** Motoristas sem multas entre novembro de 2010 e outubro de 2012

Pagamento integral: 
De abril até julho, conforme a placa do carro (conforme tabela abaixo). 

Quem paga: 
Todos os proprietários de veículos automotores fabricados a partir do ano de 1993. 

Como pagar: 
Para realizar a quitação do imposto, o proprietário deverá apresentar certificado de registro e licenciamento de veículo. Junto com o IPVA, é possível pagar o seguro obrigatório, licenciamento e multas de trânsito. 

Onde pagar: 
A partir de 13 de dezembro, no Banrisul, Bradesco, Itaú e Sicredi (via agência, ponto de atendimento e internet), nas agências do Banco do Brasil (débito em conta, via terminais ou internet, somente para clientes). 

Alíquotas do IPVA no RS: 

3% – Automóveis e camionetas 

2% – Motocicletas e 

1% – Caminhões, ônibus, micro-ônibus e automóveis e camionetas para locação 

Frota total do Estado: 5,81 milhões 

Frota pagante de IPVA: 3,49 milhões 

Calendário IPVA 2013 Vencimentos por placa:

Final Mês de pagamento integral
1, 2 e 3: Abril de 2013
4, 5 e 6: Maio de 2013
7 e 8: Junho de 2013
9 e 0: Julho de 2013
Veículos novos: Dia 15 do mês seguinte


Banrisul financia o pagamento do IPVA de 2013 
O Banrisul oferece aos seus clientes uma linha de crédito exclusiva para o pagamento à vista do IPVA 2013, beneficiando-se do desconto oferecido pelo Governo do Estado e prefeituras municipais. Além do imposto, o correntista tem a possibilidade de financiar o seguro obrigatório e eventuais multas dos veículos. 

A modalidade de crédito pode ser solicitada tanto pela pessoa física, quanto por empresas. O valor mínimo da operação é de R$ 300,00, com prazo para pagamento em até 12 meses. Para encaminhar o pedido de empréstimo, o cliente deve dirigir-se à agência na qual é correntista. Segundo o diretor Comercial, Jone Pfeiff, o contribuinte, ao fazer o pagamento à vista dos tributos por meio do financiamento, terá uma economia em relação ao valor integral cobrado. 

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Hoje na história: 10 de maio – Fundação da Chapecoense

Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história

39 minutos ago

Homem é agredido após perseguir mulher em Camaquã

Fato ocorreu próximo à Secretaria Municipal de Infraestrutura

6 horas ago

Convite para culto de agradecimento de Lili Bierhals

O culto ocorrerá na próxima quarta-feira (14), na Igreja da Comunidade XV de Novembro

9 horas ago

Hospital Nossa Senhora Aparecida abre vaga de emprego em Camaquã

A oportunidade é para atendente de cafeteria

10 horas ago

Condenado por furto é preso em São Lourenço do Sul

Prisão ocorreu no Centro da cidade

11 horas ago

Carla Zambelli: Alexandre de Moraes vota para condenar deputada

Ministro é o relator de ação contra a parlamentar por invasão aos sistemas do CNJ

12 horas ago

This website uses cookies.