Search
[adsforwp-group id="156022"]

Paixão que virou negócio: advogado inicia vinhedo em Camaquã

img_24539_foto_1.jpg

Valtencir Kubaszwski Gama é um renomado advogado camaquense apaixonado por vinhos há mais de 20 anos. Essa paixão foi o que o motivou a iniciar uma plantação de uvas em sua propriedade rural, na localidade do Paraíso, interior de Camaquã. O “Altos do Paraíso Vinhedos” fica distante apenas 10 quilômetros do centro da cidade, localizado na RS-350, no trecho que liga o município à Chuvisca.

“Faz uns três anos que comecei a estudar a área. Analisei solo, clima, terroir (expressão que representa extensão de terra cultivada), entre outros fatores. No ano passado iniciei a plantação do vinhedo, com uvas Merlot, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Chardonnay e bordô”, destaca Gama.

A infraestrutura da propriedade foi toda adaptada para a nova cultura. Onde antes tudo era ocupado por gado, milho e pastagens, hoje parte está coberto com parreiras de uvas. Para iniciar um vinhedo, o advogado investiu pesado em tecnologia.

O objetivo de Gama é construir em dois anos uma vinícola no local. A área conta com vista privilegiada para a Barragem do Arroio Duro e acesso facilitado. Ele planeja unir a criação de gado hereford e braford, com a uva. O resultado deve ser a criação de um restaurante voltado a alta gastronomia, oferecendo carnes e cortes especiais, além de vinho autoral.

Para se qualificar na área, Valtencir Gama buscou conhecimento. Em 2018 iniciou os estudos de sommelier profissional, que concluiu em 2019. “O curso é bastante difícil. Nem todos que começam, conseguem se formar. A gente estuda história, geografia, química, enfim, tudo que engloba o mundo do vinho”, afirma Gama.

Produção já iniciou
A Altos do Paraíso Vinhedos já está elaborando e produzindo um vinho Merlot e espumante método Champenoise (método tradicional). Em parceria com outros três amigos, Valtencir Gama adquiriu um vinhedo na Serra Gaúcha.

Em dezembro deste ano o espumante estará disponível para a venda. O vinho Merlot só estará disponível em abril de 2020, após estagiar em barris de carvalho franceses novos. Em março de 2020 começam a ser produzidos sucos de uva integral a partir das uvas do vinhedo de Camaquã. No entanto, os primeiros vinhos produzidos com uva daqui ainda deve levar cerca de dois anos.

“A ideia é produzir vinhos de boutique, também conhecidos como vinhos de autor”, detalha Gama. “Vamos focar em uma produção pequena, na qual eu participo de todo o processo de elaboração e produção, como cuidar do parreiral, colheita da uva e todo o processo de vinificação”, explica.

Master Class
Com o objetivo de levar mais conhecimento sobre o vinho, Valtencir Gama vai promover uma aula de iniciação a degustação no mês de agosto. O evento ocorre no dia 13 de agosto na Parrilla Tierra del Fuego (Rua Alice Padilha, 82 – Camaquã), entre 19h e 23h, e é realizado em parceria com o somellier e enólogo Arlindo Menoncin.

O evento tem como objetivo explorar técnicas da degustação, a partir de uma introdução ao mundo dos vinhos voltado a iniciantes, de forma descomplicada. O encontro será dividido em dois momentos. No primeiro será feita a degustação de cinco vinhos selecionados. Já no segundo, será servido um jantar harmonizado com vinhos.

Para participar do evento é necessário adquirir o ingresso neste link e ter mais de 18 anos de idade. No valor do ingresso já estão incluídos os vinhos que serão degustados, o jantar (prato principal e sobremesa) e os vinhos que acompanharão o jantar. As vagas são limitadas.

Aula ao vivo
Em comemoração ao Dia do Homem, no último dia 15 de julho, Valtencir Gama participou de uma edição especial do programa “Na Rede”, do jornalista Voltaire Santos. Gama foi uma das atrações do programa, que ocorreu na loja Moda Homem, em Camaquã.