Search
[adsforwp-group id="156022"]

Pancadas de chuva devem amenizar calor no RS

img_6770_foto_1.jpg

O calor ainda é intenso no Sul do Brasil de forma geral nesta segunda-feira. A cidade de Bagé registrou 38,0°C no domingo (24), a maior temperatura no Brasil pela medição das estações meteorológicas automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia.

Com calor, o avanço de uma frente fria sobre o Rio Grande do Sul e a queda da pressão atmosférica sobre o norte da Argentina, nuvens carregadas voltam a crescer sobre os três estados do Sul trazendo de volta as pancadas de chuva com raios.

Uma massa de ar seco predominou sobre a Região Sul nos últimos 10 dias, o que deixou praticamente toda a Região sem chuva. Com a falta de nuvens e de chuva, todo o Sul tem tido muitas horas com sol forte, o que manteve as temperaturas muito elevadas na semana passada.

O aumento da nebulosidade e volta das pancadas de chuva vão diminuir o calor intenso sobre o Sul. A semana será com sensação de abafamento, mas até a sexta-feira, as temperaturas máximas vão baixando gradualmente.

A frente fria que avança sobre o Rio Grande do Sul nesta segunda-feira alcança o litoral de Santa Catarina nesta terça e o Paraná na quarta-feira. Toda a Região Sul pode ter fortes pancadas de chuva até o fim da semana.