Search
[adsforwp-group id="156022"]

Passando a limpo aborda preparação dos munícipios na saúde e segurança para o Carnaval

img_6936_foto_1.jpg

O Programa Passando a Limpo deste sábado (6) abordou a preparação dos municípios da região para receber as festas de Carnaval. Para falar sobre o assunto, que teve ênfase na saúde e na segurança, o apresentador Fábio Renner recebeu o prefeito de Tapes, Silvio Rafaelli; a prefeita de Cristal, Fábia Richter; a secretária municipal de saúde de Arambaré, Dorci Viégas; e o Tenente Ponci, Coordenador da Operação Golfinho da Polícia Rodoviária Estadual.

O prefeito Silvio Rafaelli afirmou que o Carnaval de Tapes costuma ter média de oito a dez mil pessoas por noite: “Varia muito, com esse cancelamento que deu em outras cidades esse número pode aumentar”, prevê. Com o aumento de foliões, também aumenta a precaução: “Ano passado tiver cerca de 25 seguranças fora a Brigada Militar, neste ano serão 50”. Rafaelli ainda ressaltou o cuidado com a saúde, lembrando que o município conta com hospital com dois médicos de plantão, além de um posto de saúde avançado e três ambulâncias.

A prefeita Fábia Richter afirmou que Cristal já tem naturalmente um preparo para receber as pessoas por causa do campeonato praiano, mas ressaltou que para o Carnaval a equipe é sempre melhor preparada. Fábia lembrou que é importante aproveitar a festa com cuidados: “Cristal está de portas abertas, mas o Carnaval não é uma festa que tudo pode, como dizem”, destacou. O Carnaval no município conta com equipes da prefeitura e segurança privada.

Ouça programa completo:

O Tenente Ponci afirmou que a Polícia Rodoviária Estadual está focada nas operações, especialmente nas ultrapassagens, controle de velocidade e embriaguez no retorno das festas de Carnaval: “O álcool na direção é uma questão cultural”. No entanto, ele afirmou que a conscientização está diminuindo os casos:“Está em um processo de mudança, A tendência é de redução de acidentes”.Ponci ainda negou que a intenção da polícia seja “fabricar multas”: “A atividade principal da PRE é garantir a segurança de cada pessoa que transita”.

A secretária municipal de saúde de Arambaré, Dorci Viégas, afirmou que o município contará com plantão com dois médicos: “Foram adquiridos mais medicamentos, estamos preparados para receber o pessoal” ressaltou. Arambaré deve receber entre 30 e 40 mil visitantes durante o feriadão: “Com certeza nossa estrutura é suficiente para atender a demanda”, garantiu Dorci. Segundo ela, dois casos de embriaguez já foram registrados no município neste verão, um de uma adolescente e outro caso envolveu um homem.