Search

Passe livre: mais de 400 mil eleitores da região metropolitana não terão a gratuidade do serviço no segundo turno

Foto:  Reprodução
Foto: Reprodução

Com a proximidade das eleições no segundo turno marcado para o próximo domingo dia 30 de outubro, à gratuidade do serviço entrou novamente em pauta. Após a polêmica do primeiro turno onde a capital Porto Alegre, não havia concedido o direito ao passe livre a população depois da aprovação de uma lei no final do ano passado. Os Municípios de Novo Hamburgo, Alvorada e Sapucaia não terão o passe livre. 

Com isso, 423 mil eleitores da região metropolitana não terão acesso ao benefício. O Número pode chegar a quase 700 mil eleitores afetados, pois as cidades de Cachoeirinha e Rio Grande ainda tem indefinição a respeito do tema.  A cidade de Cachoeirinha, não tem a lei de gratitude e conta com 104 mil eleitores que irão eleger também seu futuro prefeito em votação suplementar, após a cassação do então prefeito Miki Breier, três candidatos concorrem a vaga. Já o município de Rio Grande, com 155 mil eleitores, recorreu de uma decisão da justiça que determinava o passe livre, e segue com indefinição sobre o tema.


Vale lembrar que uma decisão judicial garantiu o acesso no primeiro turno em Porto Alegre. A capital é o maior colégio eleitoral do Estado com 1 milhão e 100 mil eleitores.

Outros quatro maiores colégios eleitorais as cidades de: Caxias do Sul, Canoas, Pelotas e Santa Maria já informaram que será concedido o passe livre, que vai garantir o acesso para que mais de um milhão de pessoas possam usar o transporte público de maneira gratuita no domingo. 

A Trensurb não fará operação especial no próximo domingo, os trens sairão com tabela horária de fim de semana, os horários de funcionamento serão das 5h às 23 horas.