Após ser decretado situação de emergência pelo governo municipal, a PATRAM vem apoiando a Defesa Civil do Estado, com o auxílio à população através de uma embarcação que foi prontamente cedida pela SEMA( Secretaria Estadual de Meio Ambiente), que é responsável pelo Parque Estadual Camaquã, onde está inserida a Ilha Santo Antônio.
A PATRAM está realizando a travessia dos moradores, isolados do continente devido as cheias que danificaram a balsa, a qual realizava a travessia de veículos e pessoas. No local, residem cerca de 70 famílias.
Nesta quinta-feira (23), foi realizado pela equipe da PATRAM o salvamento de uma moça que havia perdido a consciência no interior da Ilha, sendo a jovem conduzida desmaiada para atendimento na UPA, retomando a consciência depois de ser medicada.
Ainda na tarde de ontem foi feito o resgate de um menino de 10 anos que havia ferido o pé. Sendo retirado do interior da Ilha e encaminhado para uma ambulância que aguardava na outra margem, foi avaliado no local e encaminhado ao pronto atendimento.