Search
[adsforwp-group id="156022"]
Agro

Pecuarista gaúcho terá seguro contra a febre aftosa

A partir da contratação, os animais da atividade de pecuária de corte estarão cobertos por seguro em caso da doença
Pecuarista gaúcho terá seguro contra a febre aftosa
Pecuarista gaúcho terá seguro contra a febre aftosa. Foto: Pixabay

O Conselho Deliberativo do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal do Rio Grande do Sul aprovou nesta terça-feira (30) a proposta de seguro empresa da Swiss RE Corporate Solutions. A partir da contratação, os animais da atividade de pecuária de corte estarão cobertos por seguro em caso de febre aftosa.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

A iniciativa garante os recursos de indenizações do Fundesa até R$ 55 milhões e possui uma franquia de R$ 15 milhões. “Trata-se de uma iniciativa inédita no país no que se refere ao rebanho como um todo. Além disso, protege o saldo do Fundesa em caso de sinistro”, afirma o presidente Rogério Kerber.

A ideia de contratar um seguro pecuário surgiu com a retirada da vacinação contra a febre aftosa, em 2021. A situação é considerada tranquila, de acordo com estudos da Universidade da Carolina do Norte que apontam as principais zonas de risco. “Considerando todos os cuidados e a atuação do Serviço Veterinário Oficial do RS, dificilmente precisaremos acionar a seguradora”, projeta Kerber.

A tabela de indenizações a ser utilizada pela seguradora é a mesma que o fundo utiliza para demais ressarcimentos aos produtores, conforme a categoria de idade.

 Pecuarista gaúcho terá seguro contra a febre aftosa
Pecuarista gaúcho terá seguro contra a febre aftosa. Foto: Divulgação

Primeira tentativa do seguro em 2021

Uma proposta anterior já havia sido acordada e aprovada em outubro de 2021. Porém, por desistência da própria seguradora à época, o negócio não foi consolidado.

Tags: Agro, febre aftosa, seguro