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Pedidos de aposentadoria por telefone e internet começam hoje

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A partir desta segunda-feira o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deixa de agendar o atendimento presencial para salário-maternidade e aposentadoria por idade urbanos. Agora, o segurado deverá acessar o Meu INSS ou ligar para o 135 e, em vez de agendar uma data para ser atendido, receberá direto o número do protocolo de requerimento, eliminando a etapa do agendamento. Antes, o segurado precisava agendar uma ida ao INSS para levar documentos e formalizar o pedido.

Com o novo modelo, ao fazer o pedido, o cidadão acompanha o andamento pelo Meu INSS ou pelo telefone 135 e, somente se necessário, será chamado à agência. Nos casos em que as informações previdenciárias necessárias para o reconhecimento do direito já constarem nos sistemas do INSS, será possível então a concessão automática do benefício, isto é, a distância. Segundo o INSS, com a mudança, não haverá mais falta de vaga e, caso precise ir a uma agência para apresentar algum documento, o cidadão terá a garantia de ser atendido perto da residência. O instituto diz ainda que a mudança representa o fim do tempo de espera para ser atendido.

Atualmente, o Meu INSS tem mais de 7 milhões de usuários cadastrados e é acessível pelo computador ou celular. O sistema, que está sendo aprimorado, conta com um canal que permite ao cidadão acompanhar o andamento do seu pedido sem sair de casa, consultar extratos e ter acesso a outros serviços do INSS. O instituto vai ampliar cada vez mais a lista de serviços agendáveis.

A partir do dia 24, serviços que antes eram prestados somente no atendimento espontâneo serão realizados com dia e horário marcados, bastando fazer seu agendamento pelo Meu INSS ou o telefone 135. Veja a lista dos serviços que passarão a ser agendáveis:

Alterar meio de pagamento

 

– Atualizar dados cadastrais do beneficiário Atualizar dados do Imposto de Renda

 

– Atualização de dependentes

 

– Atualizar dados do Imposto de Renda

 

– Declaração de Saída Definitiva do País

 

– Atualizar dados do Imposto de Renda

 

– Retificação de Dirf

 

– Cadastrar Declaração de Cárcere

 

– Cadastrar ou atualizar dependentes para salário-família

 

– Cadastrar ou renovar procuração

 

– Cadastrar ou renovar representante legal

 

– Desbloqueio do benefício para empréstimo

 

– Desistir de aposentadoria

 

– Emitir Certidão de Inexistência de Dependentes Habilitados

 

– Pensão por morte

 

– Emitir Certidão para Saque de PIS/Pasep/FGTS

 

– Reativar benefício

 

– Reativar benefício assistencial à pessoa com deficiência, suspenso por inclusão no mercado de trabalho

 

– Renunciar a cota de Pensão por Morte ou Auxílio-Reclusão

 

– Solicitar Pagamento de Benefício não Recebido

 

– Solicitar valor não recebido até a data do óbito do beneficiário

 

– Suspender benefício assistencial à pessoa com deficiência para inclusão no mercado de trabalho

 

– Transferir benefício para outra agência