Search
[adsforwp-group id="156022"]

Pelo menos 94 prefeituras gaúchas não investirão no Carnaval em 2016

img_6692_foto_1.jpg

Um levantamento feito pela Federação das Associações de Municípios do Estado (Famurs) mostra que grande parte das prefeituras não irá investir no Carnaval neste ano. Segundo balanço parcial, divulgado nesta terça-feira (19), aponta que 94 das 118 cidades consultadas não irão aplicar recursos na festa.

A Famurs não questionou se essas prefeituras destinaram verba à área em anos anteriores. Conforme a Federação, as dificuldades financeiras são o motivo da restrição. As prefeituras tiveram perda de R$ 956 milhões em 2015 relativo à redução nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e do ICMS.

“Não investir no Carnaval é uma decisão dura, mas necessária em um momento de poucos recursos”, disse o presidente da Famurs, Luiz Carlos Folador.

Entre os municípios consultados, também há casos de redução do repasse. Formigueiro, no Centro do Estado, manterá o Carnaval, mas investirá menos recursos que em 2015. Com a economia, o município vai repassar R$ 35 mil para as áreas de obras e saúde.

Na última sexta-feira, Arambaré divulgou que não irá investir no Carnaval. As prefeituras de Tupandi e Triunfo também irão realizar a festa com uma verba menor do que no ano passado.