Search
[adsforwp-group id="156022"]

Pelotas já imunizou cerca de 80 mil pessoas contra a gripe

img_32179_foto_1.jpg

Pelotas registrou 83.831 pessoas vacinadas contra o vírus Influenza (gripe) desde o início da Campanha Nacional contra a gripe em março. Desse total de vacinados , 67.468 pessoas, ou seja, 70%, fazem parte do público-alvo do Ministério da Saúde: profissionais da saúde e educação, indígenas, crianças de até 6 anos, gestantes, mulheres que recém tiveram filhos e adultos com idade entre os 55 e 59 anos .O município acompanha a prorrogação da data de encerramento da ação contra a doença, em todo o país, e mantém a vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), principalmente para os grupos que ainda não alcançaram a meta determinada pelo governo federal.

Conforme o último levantamento feito pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) dois grupos superaram o objetivo de imunização em Pelotas: idosos e indígenas. Do total de 49.940 pessoas com mais de 60 anos, mapeadas pela epidemiologia para receberem a dose, 93, 7% estão protegidas contra gripe, ou seja, 46.806 idosos.

Os indígenas ultrapassaram a expectativa da SMS e totalizaram 145,4% da meta de vacinação, com 64 doses aplicadas em integrantes desse grupo prioritário.

Os profissionais da saúde, que têm atendimento de preferência por trabalharem na linha de frente ao enfrentamento à pandemia no novo coronavírus, registram 14.229 do total de pessoas da categoria imunizadas até agora, cerca de 75,2% da expectativa da SMS. Os professores também alcançaram a marca dos 70% de imunizados, de um total de 2.560 profissionais que devem receber a dose contra o vírus Influenza.

Índices baixos

Apesar da grande procura da população de idosos, indígenas e profissionais da saúde e educação, existem grupos, contemplados com a imunização a partir da terceira etapa da campanha – iniciada no dia 11 de maio -, em que o índice de pessoas protegidas ainda é baixo. Segundo a chefe da Vigilância Epidemiológica, Carmem Viegas, as crianças de até seis anos, as gestantes, mulheres que recém tiveram filhos (puérperas) e adultos com idade entre 55 e 59 anos precisam procurar as UBSs para realizar a vacina.

De um total de 21.141 crianças que devem receber a dose, apenas 15,3% (3.231 menores de 6 anos) foram levadas até as unidades de saúde do município para serem imunizadas. A SMS também registrou que apenas 15% de 3.194 gestantes foram protegidas contra doença desta estação e 19,6% de 525 mulheres de tiveram filhos recentemente entraram para a contabilização da população imunizada na cidade.

“As pessoas que fazem parte desses grupos podem procurar as UBSs sempre no horário da tarde, além do Centro de Especialidades – durante o dia todo -, para fazer a vacina contra a gripe”, reintera a chefe da epidemiologia local, ressaltando que Pelotas recebeu 144.950 doses da vacina contra a gripe até o dia 15 de maio.

Outros grupos

A Vigilância Epidemiológica contabilizou também, a aplicação de 12.387 vacinas em pessoas que têm alguma doença crônica, como patologias respiratórias e cardíacas.

Ainda houve a distribuição de um total de 3.976 doses para seguintes grupos:

Detentos: 459

Agentes penitenciários: 128

Profissionais da área da segurança: 2.056

Caminhoneiros: 743

Trabalhadores do transporte coletivo: 451

Trabalhadores portuários : 139.