Search
[adsforwp-group id="156022"]
rural

Pelotas recebe lançamento regional da Abertura Oficial da Colheita do Arroz

Evento que será realizado em fevereiro tem foco na gestão do negócio como tema de suas palestras técnicas
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Associação Rural de Pelotas (RS) sediou nesta quarta-feira, 11 de outubro, durante a Expofeira do município, o lançamento regional da 34ª Abertura Oficial da Colheita de Arroz e Grãos em Terras Baixas. O evento, organizado pela Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), reuniu produtores, entidades do setor, autoridades e jornalistas para apresentar detalhes do que poderá ser visto, entre os dias 21 e 23 de fevereiro de 2024, na Estação Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão (RS).

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

Com o tema “Gestão Potencializando Safras”, a Abertura da Colheita apresentará novidades na área de insumos, tecnologias, equipamentos, irrigação, clima, legislação, meio ambiente, finanças, mercado, economia, produtividade e inovação. Nos três dias do evento, que tem na colheita da lavoura Breno Prates seu ponto alto, os temas tratados abrangem multiculturas e os caminhos para a sustentabilidade das lavouras.

O presidente da Federarroz, Alexandre Velho, ao iniciar sua fala, ressaltou a revolução ocorrida nas lavouras de arroz com a entrada da soja e a rotação de culturas, nos últimos 10 a 12 anos. Também comparou a área destinada à Abertura da Colheita, de cinco hectares, em Mostardas, em 2013, com a área atual de 26 hectares destinada ao evento, na sede da Embrapa. Apesar do tamanho, o dirigente garantiu que hoje, praticamente, não há mais espaço dentro da Abertura, porque a maioria das empresas já garante sua continuidade num próximo evento, ressaltando o interesse dos expositores. “Estamos buscando sempre inovar e dentro desta inovação estamos com um projeto de uma arena digital este ano, que conta com o apoio da Secretaria de Inovação do Estado, assim como também um projeto de área de drones”, anunciou o presidente da Federarroz.

Velho também destacou a responsabilidade que a Abertura da Colheita tem com o produtor. “Este protagonismo que temos na produção de arroz brasileira, eu tenho a convicção de que continuaremos a ter, até pela questão do clima do Rio Grande do Sul e controle de pragas. Vamos continuar sendo produtores de 60% a 80% de arroz brasileiro”, salientou. O dirigente não deixou de falar sobre a responsabilidade social do evento, pela movimentação econômica que proporciona à região, e contou que a Federarroz prima, inclusive, por buscar fornecedores e mão de obra locais.

Entre os presentes que prestigiaram o evento estiveram o diretor vice-presidente da Farsul e presidente do Sindicato Rural de Pelotas, Fernando Rechsteiner; o presidente da Associação Rural de Pelotas, Augusto Rassier, o coordenador regional do Irga, Igor Kohls, o chefe geral da Embrapa Clima Temperado, Roberto Pedroso, o superintendente do Senar RS, Eduardo Condorelli, o prefeito em exercício de Pelotas, Idemar Barz, e o prefeito de Capão do Leão, Vilmar Schmitt.

A 34ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas é uma realização da Federarroz e correalização da Embrapa e do Senar RS.