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Pesquisa coloca rádio como meio de comunicação mais confiável do país

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Nove em cada dez adultos conectados escutam rádio offline no Brasil. O dado está no relatório apresentado durante evento na semana passada, promovido pela Associação Brasileira das Emissora de Rádio e Televisão do Brasil (Abert) “Rádio: credibilidade, resultado e união nacional”, lançado durante o encontro “Rádio: mercado em sintonia”, na quarta-feira (25), em São Paulo (SP).

Apesar de ainda ser tratada por alguns como “nova mídia”, a Internet comercial já existe no Brasil há cerca de um quarto de século. Mesmo após tanto tempo, portais, blogs, redes sociais e outros sites não foram capazes de alcançar um patamar de credibilidade próximo ao do rádio, que permanece sendo a opção número um dos brasileiros no quesito confiança, destaca o relatório.

Outros aspectos que favorecem o rádio em comparação com as demais mídias e justificam a sua credibilidade são a linguagem, que é de fácil compreensão, e os profundos comentários e análises que oferece.

De acordo com o estudo, o veículo é líder em confiança entre os brasileiros: 64% das pessoas acreditam que as notícias de rádio são verdadeiras e mais da metade dos ouvintes ligam o rádio porque querem se informar.

Quando usado de forma combinada, o rádio fortalece todas as mídias e traz resultados ainda maiores para agências e anunciantes. Publicações feitas junto com revistas, por exemplo, atingem quase três vezes mais consumidores.

Confira os gráficos com os resultados da pesquisa:

Os 500 participantes do evento receberam um pen drive em formato de cartão com o relatório da ABERT e o estudo da Kantar/Ibope. “Essas informações respondem a uma demanda por estudos do meio rádio. Nós temos muitos dados sobre o rádio, mas que estavam dispersos, dificultando a análise”, explicou o jornalista Fernando Morgado, que trabalhou no estudo. “A ABERT escolheu as melhores e as pesquisas mais atuais com fonte de credibilidade reconhecida. São dados que mostram a força do rádio com argumentos de textos, gráficos, dados e números. A gente precisa usar esse relatório nas defesas comerciais, treinar as equipes de venda. E de uma maneira muito prática: a linguagem está muito acessível, os gráficos são objetivos”, afirmou ele.

O relatório ainda mostra que oito em cada dez ouvintes possuem rádio convencional e um em cada quatro escuta rádio no carro. O consumo de rádio online por meio de smartphones também tem crescido: uma a cada cinco pessoas escuta rádio pelo celular.

O estudo completo está disponível aqui.