Search
[adsforwp-group id="156022"]
Economia

Pesquisa de Sondagem de Óticas é divulgada pela Fecomércio-RS

Além do perfil, resultados identificam avaliação sobre as vendas e expectativas do segmento
Foto: Fecomércio-RS / Dviulgação
Foto: Fecomércio-RS / Dviulgação

De 17 de outubro a 14 de novembro, a Fecomércio-RS realizou a segunda rodada da pesquisa de sondagem do segmento de óticas. Foram selecionados 385 estabelecimentos, optantes do simples nacional, em todo o território estadual. Além de traçar um perfil para o segmento, a pesquisa também questionou os entrevistados quanto ao andamento das vendas e as perspectivas futuras.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp clicando aqui!

A maior parte dos estabelecimentos de segmento (70,6%) possui mais de 5 pessoas trabalhando e mais de três quartos (76,6%) dos entrevistados tem apenas 1 operação (opera em apenas um estabelecimento). De acordo com os entrevistados, 73,8% relataram que mais da metade dos produtos vendidos são artigos de ótica. Ainda foi possível identificar que a maioria dos estabelecimentos é alugado (95,3%).

No âmbito das finanças, 71,7% dos entrevistados relataram uma situação financeira positiva, com receitas superando as despesas. Apesar de 11,4% não saberem afirmar, 1,0% relatou uma situação negativa, enquanto os demais 15,8% indicaram que as receitas são suficientes apenas para pagar as despesas, não havendo lucro. Quanto a endividamento, 76,4% dos entrevistados relataram não possuírem dívidas e 18,4% afirmam que o endividamento é baixo. A adimplência com instituições financeiras, entre os que indicaram ter dívidas, é de 98,9% e com fornecedores de 99,0%.

No eixo da pesquisa que trata sobre gestão com enfoque nas vendas, é possível identificar algumas características organizacionais do segmento. Para 87,5% o controle de estoques e o sistema de vendas é informatizado. É possível conferir estratégias de impulsionamento de vendas, em que se percebe não apenas a ampla utilização de publicações nas redes sociais (92,2%), mas também a utilização nesses meios de anúncios pagos (68,6%). Outro aspecto que a sondagem também captura é a importância do parcelamento no cartão de crédito para o segmento, em que 46,8% indicaram que mais da metade de suas vendas são feitas com essa forma de pagamento, sendo que 62,3% indicaram um número médio de parcelas entre 4 e 6 vezes.

Sobre a percepção quanto ao desempenho do negócio, de acordo com 78,2% dos entrevistados, as vendas, nos últimos 6 meses, foram boas. Para 7,3% as vendas foram muito boas ou excelentes, enquanto 11,9% acharam regulares e 2,6% ruins. Ainda, para 80,0% as vendas atingiram as expectativas; em 13,0% dos casos as expectativas não foram atingidas e em 7,0% as vendas superaram o que era esperado.

Tags: Fecomércio-RS