Search
[adsforwp-group id="156022"]

Pesquisadores brasileiros desenvolvem dispositivo no celular para fazer exames oftalmológicos

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Pesquisadores da USP desenvolveram um dispositivo que permite fazer exames oftalmológicos com celulares.

– Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp de graça tocando aqui!

O aparelho foi desenvolvido para realizar o exame de fundo de olho, um procedimento de rotina que permite diagnosticar problemas que afetam não apenas os olhos, como o glaucoma, mas também ajuda a identificar outras doenças como diabetes, hipertensão e alguns tipos de câncer.

A nova ferramenta acopla lentes à câmera do celular e ajuda a fixar o rosto do paciente. Ele foi desenvolvido por um professor e ex- alunos de Medicina da USP de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.

Siga a Acústica no Google notícias e receba nossas informações de graça tocando aqui

O médico Igor Fernando Almeida Teodoro é um dos ex-alunos que ajudaram a inventar o instrumento. Para ele, a grande vantagem é que vai facilitar muito o acesso das pessoas ao exame de fundo de olho.

O dispositivo permite que a câmera do celular foque e tire fotos do fundo de olho, córnea, cristalino, íris e conjuntiva.

O primeiro protótipo foi desenvolvido pela USP, depois uma empresa privada entrou na parceria e ajudou a fazer ajustes finos e a definir o formato final do protótipo.

Um estudo mostrando a eficiência do equipamento foi publicado em uma revista científica: a International Journal of Retina and Vitreous.

O equipamento foi batizado como Smart Eye Cap e já foi patenteado. A previsão é de que até setembro esteja disponível no mercado.

Texto: Eliane Gonçalves | Agência Brasil