Search
Sistema prisional gaúcho

“Pessoas estão adoecendo dentro do sistema penal”, afirma sindicalista

Novo presidente da categoria afirma que estado não tem preocupação com os profissionais
Foto: Divulgação/Susepe
Foto: Divulgação/Susepe

Os profissionais que atuam no sistema carcerário gaúcho, não estão recebendo a atenção que necessitam por parte do governo do estado. A afirmação é do presidente eleito do Sindicato da Polícia Penal do Rio Grande do Sul (Sindppen-RS), Cláudio Dessbesell.

Ele concedeu entrevista ao programa Esquina Democrática da Rádio Acústica FM no último sábado, dia 02 de fevereiro, onde fez duras críticas com relação ao trato do Governo do Estado com a categoria. Ele relatou ao apresentador Oberti Martins, que as atuais estruturas das casas prisionais gaúchas, estão em condições precárias, o que além de não proporcionar condições adequadas para os profissionais que ali atuam, também impede a ressocialização dos apenados.

Dessbesell disse que a categoria enfrenta assédio moral dentro das casas prisionais, além de sobrecarga de trabalho ocasionada pelo déficit de profissionais e falta de recomposição salarial. O sindicalista ainda afirma que a jornada de trabalho é estressante, afetando consideravelmente a saúde mental dos servidores.

“Pessoas estão adoecendo dentro do sistema penal” alertou Dessbesell, que foi eleito novo presidente do Sindppen-RS.

Servidor de carreira da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) desde 2001, ele afirma que uma das suas primeiras iniciativas, será oportunizar para a categoria, atendimento psicológico para servidores e seus familiares. Ele será empossado como presidente do Sindppen-RS no dia 20 de março.

Acompanhe a entrevista na íntegra:

Tags: Polícia, Polícia Penal, Rio Grande do Sul