EDUCAÇÃO

Pisa 2025: dados apontam queda de aprendizado em leitura e matemática no Brasil

Os indicadores caíram, mas resistem a uma queda global; ensino brasileiro em ciências melhorou

O aprendizado dos estudantes brasileiros em leitura e matemática caiu, segundo avaliação do Pisa 2025 (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), uma das principais ferramentas de análise da educação básica da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) publicada nesta terça-feira (08).

Pisa 2025: dados apontam queda de aprendizado em leitura e matemática no Brasil
Foto: Acústica

 

Até a última avaliação, realizada em 2022, a pontuação do aprendizado em leitura do Brasil caiu de 410 para 408, já em matemática foi de 379 a 377, apontando baixa de dois pontos em ambos os indicadores.

 

Nas áreas de ciências, o ensino brasileiro evidenciou uma melhora de seis pontos na última divulgação, indo de 403, em 2023, para 409 em 2025.

 

O Pisa também divulga a média de 23 de seus países membros que têm participado da avaliação desde 2000. Ou seja, como o Brasil não é membro efetivo do fórum, ele não está englobado neste recorte.

 

No período entre 2022 e 2025, o desempenho médio dos países da OCDE caiu em cada uma das competências avaliadas. Em atividades leitura, a pontuação caiu 16 pontos, indo de 482 a 466 no período, em matemática caiu 11 pontos, indo de 480 a 469, e em ciências caiu cinco pontos, indo de 491 a 486.

Pisa

A OCDE é uma organização internacional que reúne 38 países, incluindo algumas das maiores economias do planeta, para produzir estudos, estatísticas e recomendações sobre políticas públicas e desenvolvimento econômico e social. O Brasil, embora não seja membro, participa de programas da entidade, como o Pisa. Em 2022, o país recebeu o convite formal para iniciar o processo de adesão, mas a entrada depende do cumprimento de uma série de requisitos e da aprovação dos países membros.

Tags: Educação, Pisa, Pisa 2025