Planos de saúde devem mudar para médico cobrar adicional por parto

Para que os médicos possam cobrar um valor adicional pelo parto, operadoras de plano de saúde deverão mudar os contratos com os obstetras. É o que determina parecer divulgado hoje (16) pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

A ANS entende que as operadoras de plano de saúde devem reformular os contratos com os médicos deixando claro o serviço para qual o profissional está contratado,  pré-natal ou pré-natal e parto, e devem deixar essas informações bem claras para as beneficiárias.

Publicidade

A agência alega que as beneficiárias de planos de saúde têm direito a todos os procedimentos da segmentação obstétrica descritos no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, que determina a cobertura mínima obrigatória da atenção à saúde nos planos privados, sem nenhum gasto além do previsto no contrato.

Em novembro de 2012, o Conselho Federal de Medicina emitiu parecer no qual considera ético o médico obstetra cobrar pelo acompanhamento do trabalho de parto de pacientes que são beneficiárias de planos de saúde. O conselho alega que os profissionais conveniados recebem apenas pelas consultas e pelo procedimento do parto, e não pelo acompanhamento de parto. Para o conselho, caso a paciente não queira pagar esse valor, ela pode fazer seu parto com um médico plantonista.

O conselho prevê que o acompanhamento do parto pode ser fechado entre médico e paciente na primeira consulta, na qual o profissional deve mostrar à paciente que o plano de saúde assegura a cobertura obstétrica, mas não lhe dá o direito de fazer o parto com o mesmo obstetra que fez o pré-natal.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Hoje na história: 10 de maio – Fundação da Chapecoense

Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história

6 horas ago

Homem é agredido após perseguir mulher em Camaquã

Fato ocorreu próximo à Secretaria Municipal de Infraestrutura

12 horas ago

Convite para culto de agradecimento de Lili Bierhals

O culto ocorrerá na próxima quarta-feira (14), na Igreja da Comunidade XV de Novembro

15 horas ago

Hospital Nossa Senhora Aparecida abre vaga de emprego em Camaquã

A oportunidade é para atendente de cafeteria

16 horas ago

Condenado por furto é preso em São Lourenço do Sul

Prisão ocorreu no Centro da cidade

17 horas ago

Carla Zambelli: Alexandre de Moraes vota para condenar deputada

Ministro é o relator de ação contra a parlamentar por invasão aos sistemas do CNJ

18 horas ago

This website uses cookies.