Search
[adsforwp-group id="156022"]
Saúde

Pneumologista fala sobre asma brônquica em crianças

O pneumologista Marcelo Mallmann fala sobre como é o diagnóstico e tratamento de asma em crianças menores de 5 anos
Pneumologista fala sobre doenças respiratórias no inverno. Foto: Bruno Bonilha/Acústica FM
Foto: Bruno Bonilha/Acústica FM

Na manhã da última sexta-feira (19), o Programa Primeira Hora recebeu o pneumologista Marcelo Mallmann para falar mais sobre a asma brônquica, principalmente em crianças pequenas. Na entrevista, o Dr. Marcelo destacou os perigos da automedicação em doenças respiratórias.

Ao iniciar o diálogo, o Dr. Marcelo começa pela forma como se dá o diagnóstico de asma brônquica em crianças abaixo de 5 anos. Por serem muito novos, crianças pequenas não podem ser submetidas à exames de espirometria e raio-x, por isso, a avaliação clínica de um médico é o suficiente nesses casos.

Porém, além do diagnóstico em consulta médica, a asma brônquica pode ser detectada através do histórico familiar do pequeno paciente ou da constatação de outras doenças crônicas, como dermatite atópica, rinite alérgica e tosse intensa no período do início da manhã ou no final da tarde.

O Dr. Mallmann também destaca que a família também pode auxiliar na detecção da asma, por meio de uma observação atenta dos sintomas que a criança apresentar quando adoecer. Apesar de não ser recomendado, em casos muito avançados ou extremos, uma tomografia poderá ser feita para uma melhor precisão no diagnóstico.

Por fim, ao ser questionado sobre o tratamento mais adequado para a doença, o Marcelo afirma que anti-inflamatórios esteroides são os mais indicados para iniciar o chamado “teste terapêutico” – que tem como objetivo mostrar a eficácia do medicamento no tratamento da doença. Se durante ou após o uso dos remédios indicados a tosse diminuir ou desaparecer, o diagnóstico de asma brônquica é confirmado.

Tags: Asma Brônquica, Saúde