Search
[adsforwp-group id="156022"]
Saúde

Pneumologista fala sobre uso indevido de medicamentos no inverno

Marcelo Mallmann fala sobre como cuidar das doenças respiratórias que surgem nessa época do ano
Pneumologista fala sobre uso indevido de medicamentos no inverno. Foto: Bruno Bonilha/Acústica FM
Pneumologista fala sobre uso indevido de medicamentos no inverno. Foto: Bruno Bonilha/Acústica FM

Na manhã desta sexta-feira (28), o Programa Primeira Hora recebeu o pneumologista Marcelo Mallmann para discutir sobre como a mudança de temperatura pode afetar a saúde dos gaúchos com a chegada do inverno no Rio Grande do Sul. Na entrevista, o Dr. Marcelo destacou o quão perigoso é a automedicação em casos de doenças respiratórias, que são muito comuns durante essa época do ano.

Com a chegada do frio intenso no estado, muitas pessoas acabam tendo as suas doenças respiratórias, como sinusite, rinite, entre outras, ressurgindo devido a drástica mudança de temperatura, principalmente quando há o deslocamento de um lugar frio para um lugar aquecido. O médico  explicou que a diferença de temperatura é o principal causador dessas enfermidades e que elas são muito mais intensas em pessoas de faixas etárias extremas, como crianças e idosos, e pessoas com doenças crônicas. Porém, o Dr. Marcelo destacou os perigos que a automedicação nesses casos pode trazer.

Ele relata o quão frequente ele escuta de pacientes como eles se automedicam durante esse período. inúmeras vezes a gente vê aquele relato no consultório: “Doutor, (eu) estava com dor de garganta, mas sobrou um remédio que o meu filho fez um tratamento ou meu pai fez um tratamento, enfim o marido, a esposa fez um tratamento, sobrou uns comprimidinhos lá e eu tomei três comprimidinhos”. 

Dentre os medicamentos que o médico destaca uma preocupação maior, são os corticoides – uma classe de medicamentos anti-inflamatórios e imunossupressores -, que tem como objetivo auxiliar na redução das inflamações causadas por doenças autoimunes. Dessa forma, devido a sua capacidade inflamatória, muitas pessoas tendem a utilizar esse tipo de medicamento para combater resfriados e gripes, o que é totalmente contraindicado pela medicina, visto que o corticoide pode diminuir ainda mais os mecanismos de defesa do corpo humano, possibilitando uma infecção bacteriana secundária.

Além disso, a automedicação de corticoides pode trazer sérios riscos para quem já possui determinadas doenças, como diabetes e insuficiência cardíaca, pois podem acabar desregulando todo o tratamento já feito pelo paciente para combater essas enfermidades. Por isso, se um paciente já possui alguma doença crônica pré-existente e acabar pegando um resfriado, o Dr. Marcelo recomenda que essa pessoa fale diretamente com o seu médico para encontrar a melhor medicação para solucionar esse resfriado típico do inverno.

Outro tipo de medicamento que é regularmente automedicado por um paciente durante esta época do ano é o antibiótico. Comum para quem precisa curar reações alérgicas ou doenças respiratórias, o antibiótico que irá tratar uma sinusite, pode não ser o mesmo antibiótico que irá tratar uma bronquite aguda, além do período de uso de cada um desses antibióticos será diferentes, pois cada enfermidade requer um tempo diferente para ser eliminado do corpo.

Por fim, o pneumologista ressaltou a importância de sempre consultar com um médico mesmo que o paciente esteja apenas com um resfriado, gripe, sinusite ou qualquer outra doença proveniente das temperaturas baixas dessa época do ano e que seja considerada fácil de ser cuidada e curada. Encontrar a medicação correta para eliminar uma infecção é essencial para uma recuperação rápida e eficiente, sem causar danos para o seu sistema imunológico. Além dos remédios, o Dr. Marcelo recomenda muita hidratação e agasalhos para que o choque térmico seja mais brando.

Confira as orientações do pneumologista sobre o uso correto dos dispositivos:

Tags: Inverno, Saúde