Search
[adsforwp-group id="156022"]

Poder Público se mobiliza para garantir nova ambulância para Pelotas

img_23201_foto_1.jpg

Depois que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) teve uma de suas ambulâncias destruídas em um acidente no domingo, a prefeitura de Pelotas está mobilizada para minimizar os impactos negativos dessa perda para a comunidade. Uma reunião entre a coordenação do Samu e a Secretaria de Saúde (SMS) foi realizada na tarde desta segunda-feira (27), com o intuito de fazer um orçamento para locação de um carro que substituirá o que foi destruído. O veículo furtado era modelo 2017/2018 e custa cerca de R$ 180 mil. O atendimento continua sendo feito e a prioridade é garantir que a população não fique desassistida.

Após o acidente, o Samu passou a contar com uma frota de três carros. O necessário para mantê-los pode variar, dependendo dos modelos e da garantia, bem como da necessidade de gasolina e das manutenções que precisam ser realizadas. Todas as ambulâncias, segundo a coordenadora do serviço em Pelotas, Sabrina Lima, possuem seguro. Esse é um ponto importante e que será levado em consideração a partir de agora no processo de compra de um novo veículo, já que a possibilidade de aquisição será avaliada a partir do valor recebido da seguradora.

De acordo com o secretário interino da SMS, Leandro Thurow, a pasta responsável pela saúde, junto ao Samu, está se organizando para reduzir os prejuízos causados pelo furto e provável perda total do veículo. Um contrato de aluguel de uma ambulância foi firmado com uma empresa do sistema privado por 30 dias, para que a comunidade não seja afetada. Uma outra empresa, que possui registro de preço junto ao Ministério da Saúde (MS), já foi contatada. A partir do momento em que um novo carro estiver empenhado, essa empresa terá o prazo de 15 dias para entregá-lo. Leandro classificou, ainda, o acidente como uma “catástrofe”.

A segurança no local

A segurança na sede do Samu, de acordo com a coordenadora Sabrina, é realizada pela Guarda Municipal (GM). Segundo o secretário de Segurança Pública (SPP), Aldo Bruno, a GM atua no prédio como uma vigilância, apenas em alguns turnos, devido à alta demanda da cidade. No momento do furto, havia um guarda circulando dentro do local.

Relembre

Por volta das 8h deste domingo, uma ambulância foi furtada do pátio da sede do Samu, na rua Bernardo Pires, esquina avenida Bento Gonçalves. O homem, de 20 anos, que estava dirigindo perdeu o controle do veículo, capotou na BR-116 – próximo à rótula do pavilhão da Fenadoce – e caiu em um barranco de cerca de dez metros de altura. Depois de tentar escapar, ele foi preso em flagrante. O homem não possui CNH e ainda estava alcoolizado no momento do acidente. Ele sofreu lesões leves, mas a ambulância ficou destruída com o impacto. O veículo foi levado para um depósito em Piratini, onde aguardará perícia.