A Polícia Civil prendeu cinco integrantes de uma quadrilha especializada em abigeato, que atuava na região, praticando furtos de gado em Camaquã e Cristal. A ação iniciou na última quarta-feira (7), quando foram presos três líderes de quadrilha de abigeatários, que atuavam em todo o Estado do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Os criminosos foram surpreendidos pelos policiais, no município de Restinga Seca, após terem invadido uma propriedade rural e furtado 31 animais bovinos.
A quadrilha estava sendo investigada há alguns meses, e tem como modus operandi invadir propriedades, embarcar os animais e leva-los imediatamente para serem abatidos, impossibilitando a recuperação dos mesmos por parte das vítimas. Além dos animais, foi apreendido um caminhão boiadeiro e uma camionete, utilizada como batedora pela quadrilha. O prejuízo ao produtor rural de Restinga Seca seria de aproximadamente 70 mil reais.
Três homens ainda conseguiram fugir na ação, mas um deles foi capturado pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE), na cidade de Novo Cabrais, na posse de R$ 6 mil. E um quinto integrante da quadrilha foi preso na tarde desta quarta-feira (14), em Dom Pedrito. Luis Alberto Rosa Machado, conhecido como Guinha Aranda, exercia o papel de carneador e peão campeiro do grupo.
A quadrilha desarticulada agiu em várias cidades do Estado. São confirmadas ações em André da Rocha, Camaquã, Cristal e Restinga Seca. A Polícia Civil ainda investiga grandes furtos de gado em Tapes e Barra do Ribeiro, ocorridos nos mesmos moldes destes praticados por esta quadrilha.
Em entrevista no programa Primeira Hora, da Acústica FM, o delegado Vladimir Urach, falou sobre a operação:
Ele foi abordado e preso após manobras perigosas no Santa Tereza
Desta segunda (19) ao dia 2 de junho serão ouvidas 82 pessoas
É preciso estar atento ao prazo de comparecimento
Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história
Dia é marcado pelas novidades, brindes e festejos no novo espaço
This website uses cookies.