Na tarde desta terça-feira (13/11), agentes da Delegacia de Tapes, com o apoio do Gabinete de Inteligência e Assuntos Estratégicos (GIE), desmantelaram um esquema de desvio de combustíveis.
As investigações apuraram que o desvio, armazenamento irregular e distribuição clandestina, ocorriam às margens da BR-116, em uma borracharia, onde motoristas de empresas terceirizadas, transportadoras de combustíveis, que faziam o trajeto do porto de Rio Grande ao município de Canoas, eram aliciados pelo dono da borracharia, localizada no Km 530 daquela estrada.
O combustível desviado estava sendo armazenado na borracharia, onde era revendido por preço abaixo de preço de mercado. No local, foi encontrado a quantia aproximada de1.700 litros de óleo combustível acondicionadas em toneis e galões, de origem clandestina, além de outros produtos, entre eles uma caixa fechada, contendo 500 carteiras de cigarro.
Para o desvio e armazenamento, o depósito irregular contava com um sofisticado sistema de contador de litros, pistola de abastecimento e válvulas especialmente fabricadas para evitar o rompimento do lacre do tanque dos caminhões.
L.C.S.T., proprietário da borracharia e J.A.S.L., ambos com 46 anos de idade, foram presos e autuados pelos crimes de receptação, crime contra a ordem econômica e contrabando/descaminho e furto qualificado, respectivamente. Após as providências de praxe, os presos foram encaminhados ao sistema prisional.